Diocese ganhará dois novos sacerdotes no próximo dia 26 de maio

22/05/2023

Na próxima sexta-feira, 26 de maio, às 19h30, a Diocese de Presidente Prudente ganhará dois novos sacerdotes, ordenados pelas mãos e prece de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. São eles: Dolglas dos Santos Souza e Paulo de Oliveira Araujo. A celebração será na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP).

Diácono Dolglas

Dolglas tem 35 anos e nasceu no dia 24 de março de 1988, em Presidente Venceslau (SP). É filho de Antônio Deltrudes de Souza e Maria Irene dos Santos. Tem dois irmãos: Ricardo dos Santos Souza e Jaqueline dos Santos Souza.

Ingressou no Seminário Menor no dia 11 de maio de 2015. No ano seguinte, passou para o Seminário Maior em Marília (SP), onde pôde estudar Filosofia e Teologia. Sua Ordenação Diaconal foi no dia 9 de dezembro de 2022, juntamente com Aldair Junior e Paulo de Oliveira.

Ordenação Diácono de Aldair, Dolglas e Paulo ocorreu em dezembro de 2022 (Pascom Diocesana / Arquivo)

Nesse período de seis meses do diaconato, ele exerceu seus trabalhos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Bernardes (SP). “Foi o momento mais sublime de minha vida. Tive a alegria de viver esse período com um sacerdote tão incrível como o padre Gerisvaldo. Todos os ensinamentos, a experiência de uma vida de oração e serviço, como a dele, é algo grandioso. Sou grato a Deus por permitir viver tudo isso numa paróquia tão especial, generosa e forte, na qual tenho tido as experiências mais profundas de minha vida.”

Diácono Dolglas durante celebração com Irmãs Carmelitas na Paróquia de Bernardes (Pascom Paroquial / Reprodução)

Agora ele se prepara para a tão esperada Ordenação Presbiteral. “Diante desse maravilhoso mistério de Deus, sabemos que a emoção e a alegria sempre é muito intensa. É um abandono total nos braços de Deus, um lançar confiante e certo, recordando o Apóstolo Paulo: ‘já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim’. Por isso mesmo, minha vida deve ser para o povo de Deus, sobretudo os mais feridos, quer sejam do corpo, quer sejam da alma e assim transmitir o amor, alegria e a paz.”

Para os seminaristas e vocacionados que também estão na caminhada sacerdotal, o diácono deixa um conselho:

Caros jovens vocacionados, lembre-se de que este chamado é sempre Deus mesmo que faz, se assim o faz, Ele mesmo sustenta com seu amor infinito. Busquemos as três alegrias que o Papa Francisco cita: A alegria que nos unge, não para nos tornar suntuosos, mas para nos tornar servos; a alegria incorruptível, pois o dom sacerdotal é eterno e nada poderá arrancá-lo; e a alegria missionária, lindíssima, ligada ao povo fiel de Deus, ungido será para batizar e confirmar, para curar e consagrar, para abençoar, consolar e evangelizar.

Dolglas enfatiza o amor de Deus como sustento nesse período de estudos (Pascom Paroquial / Reprodução)

Diácono Paulo

Paulo tem 25 anos e é natural de Estrela do Norte (SP). Nasceu no dia 13 de dezembro de 1997. Seus pais chamam Ataíde Ferreira de Araujo e Maria Lucia de Oliveira Araujo e tem um irmão mais novo chamado Fabiano.

Após um período de discernimento vocacional, conversas com o sacerdote e participações em encontros vocacionais, entrou para o Seminário Diocesano em 31 de janeiro de 2012. Quatro anos depois, passou a residir no Seminário Maior, em Marília (SP), para a formação em Filosofia e Teologia. A Ordenação Diaconal também ocorreu no início de dezembro de 2022.

Paulo confessa que ficou com medo para enfrentar o período de diaconato (Pascom Diocesana / Arquivo)

Agora, para a Ordenação Presbiteral, o diácono conta: “Quero receber essa graça da Igreja com o coração muito agradecido pelo que Deus realizou em minha vida, por ter me escolhido e, como batizado, chamado a santidade. A minha expectativa é ser um padre santo, que gaste a vida para salvação das almas e de intensa vida de oração”.

Sobre a experiência no diaconato na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida de Pirapozinho (SP), Paulo conta que tem trazido muita felicidade e surpresas. “É um sentimento de muita gratidão. Confesso que cheguei nesse período com muito medo, pois foi uma mudança bem radical de vida, deixar o seminário, conhecer novas paróquias, a relação com novos superiores. Sou muito grato a Deus a Igreja, ao bispo e sobretudo ao pároco que me acolheu e me deu abertura na comunidade, padre Helitom Bigas.”

Diácono exerceu suas atividades ao lado do padre Helitom Bigas e do padre Paulo Nunes (Pascom Paroquial / Arquivo)

Por fim, o conselho que o diácono deixa aos futuros sacerdotes é para “que rezem muito, façam penitência e se mortifiquem. Nosso Senhor tem sede de almas para levá-las para o céu, sobretudo das almas sacerdotais e escolhidas, desde toda eternidade. Essa transformação começa no Seminário e com oração”.

Com 25 anos, Paulo irá ser ordenado no próximo dia 26 de maio, em Prudente (Pascom Paroquial / Arquivo)

Serviço

A Ordenação Presbiteral será no dia 26 de maio, às 19h30, na Catedral São Sebastião, centro de Presidente Prudente (SP). A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook da Diocese.

No dia 9 de junho (sexta-feira), às 19h30, haverá outra Ordenação Presbiteral. Dessa vez do diácono Aldair Júnior. A celebração será no Santuário de Santo Expedito, em Santo Expedito (SP).

Conheça mais da história de cada diácono clicando aqui. A matéria, produzida antes da Ordenação Diaconal, em 2022, relata o processo vocacional de cada um.