Diocese ganha três novos diáconos ordenados pela imposição das mãos de Dom Benedito Gonçalves

11/12/2022

Na noite desta sexta-feira (09/12), a Diocese de Presidente Prudente teve a graça de acolher três irmãos ao diaconato, durante solene celebração realizada na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente (SP). Trata-se de Aldair José dos Santos Junior, Dolglas dos Santos Souza e Paulo de Oliveira Araujo, que foram ordenados diáconos pelas mãos de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano.

A celebração foi concelebrada por padres diocesanos e religiosos. Estiveram presentes também seminaristas, religiosos, além de amigos e familiares dos neo-diáconos. O coral da Paróquia Santa Rita de Cássia conduziu os cantos da Santa Missa.

Dom Benedito presidiu a celebração (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“A palavra que resume todo esse dia é gratidão. Todos esses anos de seminário e de repente você chegar agora com essa idade, 11 anos de formação, e receber o Sacramento da Ordem, é muita felicidade por tudo a Igreja e Deus nos ensinou por meio do processo formativo”, destaca Aldair.

Aldair durante rito de Ordenação Diaconal (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Dolglas dos Santos destaca a gratidão aos familiares e amigos, que nos ensinaram os primeiros passos da vida cristã. “Sempre nos fortaleceram e nos animaram, cuja presença de Deus nos visitou e nos chamou ao sacerdócio. Hoje a diocese ganha três novos diáconos, três novos levitas e servos, que nada mais anseiam do que se consumir de holocausto de amor pelas almas, que o Senhor designou por nossas vidas para sermos instrumentos de sua graça.”

Dolglas durante rito de Ordenação Diaconal (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Outro seminarista também destaca a questão da gratidão a Deus. “Apesar da minha miséria, da minha pequenez, Ele se dignou a me chamar e eu respondi ‘sim’, na esperança de que Deus me dará as graças necessárias para que eu exerça fiel e generosamente o ministério que Ele me confia”, ressalta Paulo Oliveira.

Paulo durante rito de Ordenação Diaconal (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A Missa de Ordenação foi composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, marcada de muita emoção. A celebração teve duração de cerca de 2h30.

Na homilia, Dom Benedito suplicou para que o Espírito Santos derrame os sete dons. “Quis a providência divina que nos reuníssemos para a ordenação desses três filhos. Assim, peçamos a Deus que continue a iluminar as famílias para que sejam celeiros de vocações e possam responder o chamado de Cristo e glorificar o nome do Senhor.”

Na homilia, o bispo enfatizou a importância do servir (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Dom Benedito orientou os neo-diáconos para que sigam o caminho de Cristo e sirvam de exemplo para a comunidade, morrendo para o mundo e vivendo para Deus. “Queridos filhos, lembrem-se que o Sacramento da Ordem, no grau do diaconato, é serviço, doação, entrega, testemunho, partilha, motivo de glorificar o nome do Senhor. Tenham vida de oração, sacramental e fiquem vigilantes para que os bens deste mundo não os iludam.”

De acordo com o Catecismo da Igreja, “cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobre tudo a Eucaristia, distribuir a Comunhão, assistir ao Matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade”.

O bispo diocesano destacou uma função importante do diácono: a caridade. “Que ao longo de toda vida, em especial no diaconato e presbiterado, deixem sempre a caridade reinar nos corações e cativem corações para Cristo. Essa é a missão de vocês!”

Dom Benedito apontou ainda a vida de oração, bem como a pobreza, pureza e a sensibilidade como fundamentais para o coração. “Não sejam apenas ouvintes, mas procurem viver deixando Deus santificar os vossos corações. Se acolhermos a Palavra, ela transfigurará as nossas vidas para que manifestemos a bondade divina e cativaremos os corações. Sejam sinais de unidade, verdadeiros instrumentos de Deus. Para que isso ocorra, é necessário comunhão profunda com Cristo.”

Santa Missa com rito de ordenação ocorreu na Paróquia Santa Rita de Cássia (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Dentre os ritos desta celebração, após a homilia, segue com o propósito dos eleitos, onde o bispo interrogou os futuros diáconos. Na sequência, houve o momento da ladainha onde, de joelhos, o clero e a comunidade clamaram a Deus para que derrame bênçãos sobre os jovens, que ali estavam prostados.

Ladainha cantada com a comunidade e o clero de joelhos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Logo após, ocorreu a imposição das mãos e a prece de ordenação. O momento segue com a investidura e a entrega do livro dos Evangelhos.

Diáconos durante rito da entrega do livro dos Evangelhos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Atuação como diáconos

Ao final da Santa Missa, o bispo diocesano anunciou onde os Neo-Diáconos irão exercer sua função pastoral. O diácono Aldair Junior fará uso de Ordens na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Regente Feijó (SP).

Já o diácono Dolglas dos Santos Souza foi designado para exercer ordens ministeriais no Santuário Santo Expedito de Santo Expedito (SP) neste ano. Em 2023, irá para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes (SP).

Por fim, o diácono Paulo Oliveira irá atuar na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida de Pirapozinho (SP).

Clero reunido no fim da Ordenação Diaconal (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A celebração foi transmitida ao vivo na página da Diocese de Presidente Prudente no Facebook e no canal do YouTube. O vídeo recebeu mais de 2 mil visualizações e cerca de 2.400 mil pessoas foram alcançadas.