Construção do convento carmelita avança e ganha forma em Presidente Epitácio

23/04/2024

Iniciada em abril de 2022, a construção do convento carmelita segue ganhando forma na área rural de Presidente Epitácio (SP). A obra é uma parceria entre a Diocese de Presidente Prudente e o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Será a primeira “Casa de Contemplação e Ano Sabático”, em solo brasileiro desse instituto.

Ao todo, o projeto tem 1.274 m² e está sendo desenvolvido na estrada vicinal Presidente Epitácio / Caiuá, KM 07, em Presidente Epitácio (SP). A construção está dividida em duas obras: convento e capela. Abaixo, você confere as etapas de cada uma desde o início:

CONVENTO

2024
– 12 de janeiro: colocação das telhas do convento;
– 1º de março: instalação da caixa d’água;
– ATUALMENTE: Chapisco e reboco de todo o convento.

CAPELA

– 4 de março: início da terraplanagem;
– 6 de maio: conclusão da terraplanagem;
– 13 de maio: colocação das estacas;
– 17  de maio: início do alicerce da Capela;
– 2 de agosto: concretagem dos blocos do alicerce da Capela;
– 13 de setembro: alvenaria da Capela e Sacristia;
– 19 de setembro: início da colocação dos arcos em ferro da Capela;
– 14 de novembro: finalização da alvenaria da sacristia e inicio das telhas internas da Capela;

2024
– ATUALMENTE: finalização de toda alvenaria, colocação da lage, chapisco e reboco de toda a Capela.

Também está prevista a construção de um mirante para receber os fiéis, que ficará localizado em frente ao convento. Segundo o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, o anseio é para que o local seja um Centro de Peregrinação.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto e urbanista, Luciano Narezi de Brito. “A gente vai fazendo pesquisas, vai entendendo do que se trata e vai se inspirando. Não foi eu que desenhei o projeto, foi Deus, não tem explicação”, afirma.

Atualmente, as irmãs carmelitas estão morando em uma casa provisória na área urbana do município. Lá é possível participar de missas e atendimentos espirituais. Clique aqui e saiba mais.

Serviço

Você pode ajudar sendo um “Amigo Benfeitor”, se comprometendo a fazer uma doação mensal, de qualquer valor, durante um ano. Toda verba arrecada será destinada a continuidade dessa obra, que possibilitará um número maior de fiéis irem visitar, rezar e adorar Jesus que ficará exposto perpetuamente.

Quem é de Presidente Epitácio (SP) poderá retirar o carnê de benfeitor diretamente na Casa de Contemplação (Rua Antônio Marinho de Carvalho Filho, 525, Presidente Epitácio).

Caso estiver em outro município, envie uma mensagem para se cadastrar por meio do WhatsApp (18) 99818-0112 e faça sua doação pela chave pix (e-mail): doe@carmelitasmensageiras.org.br.

Salve a imagem abaixo e compartilhe com amigos e familiares!