100 anos de história: paróquias da Diocese dão início ao Jubileu no próximo domingo (28)

Pastoral da Comunicação

26/04/2024

No próximo domingo, 28 de abril, a Paróquia Catedral São Sebastião de Presidente Prudente (SP) e a Paróquia Santo Anastácio de Santo Anastácio (SP) dão início a abertura do ano Jubilar em comemoração aos 100 anos de instalação. Nas duas cidades, haverá Santa Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

História

Em 29 de abril de 1925, observando o aumento constante da população no Oeste Paulista e diante das dificuldades dos fiéis em frequentarem as Igrejas Matrizes e receberem sacramentos, já que não existia meios de transporte, o bispo da Arquidiocese de Botucatu, na ocasião, Dom Carlos Duarte Costa, assinou o decreto de criação das duas primeiras paróquias da região: Paróquia São Sebastião e Paróquia Santo Anastácio.

Até então, esta região do estado de São Paulo fazia parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do município de Conceição do Monte Alegre, hoje distrito de Paraguaçu Paulista (SP), que pertencia a Arquidiocese de Botucatu.

Presidente Prudente

Localizada no centro da maior cidade do Oeste Paulista, a Paróquia São Sebastião foi criada quando o município tinha sete anos de fundação. No mesmo ano, em 11 de maio, o bispo deu provisão ao primeiro vigário da Paróquia, padre José Maria Martinez Sarrion, que recebeu o cargo de pároco e depois foi empossado no dia 24 de maio de 1925.

José Maria Martinez Sarrion, em 1951
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida) 

José Sarrion foi uma das personalidades que marcou o catolicismo em Presidente Prudente. De origem espanhola, o sacerdote desembarcou na cidade de trem, onde foi recebido pela comunidade católica. Durante o período, o padre foi responsável pela fundação do Asilo Vicentino São Rafael e cooperou para a idealização da Santa Casa.

Com a chegada do sacerdote, foi construída a Igreja Matriz da cidade onde hoje fica localizado o Salão Paroquial, ao lado da Catedral. 

Igreja Matriz construída com a chegada do padre José Sarrion, na década de 30
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Conhecido por ser sagaz e empreendedor, deu prioridade à construção de uma outra Igreja Paroquial, que fosse digna de Deus e do povo prudentino, com a possibilidade do município, em breve, tornar-se sede Diocesana e, aquela Igreja, deveria ser a sua Catedral.

Em agosto de 1936, foi lançada a primeira pedra, base fundamental da construção da atual Matriz São Sebastião, com solene missa celebrada pelo bispo diocesano. A Igreja foi inaugurada em 25 de janeiro de 1942, com a presença até de representantes do Governo Estadual.

Jubileu de ouro do padre Sarrion, em 1950 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Em 1960, ocorre a criação e instalação da Diocese de Presidente Prudente, bem como a nomeação do seu primeiro bispo, Dom José de Aquino Pereira. Assim, a Paróquia São Sebastião foi escolhida para ser a sede do bispo e da diocese, passando a ter o título de Catedral.

Ao longo dos anos, foram feitas reformas até chegar na Igreja atual. Mais de 30 padres, entre religiosos e diocesanos, se revezaram para administrar a Catedral.

Fechada atual da Matriz (Catedral / Arquivo)

Santo Anastácio

O município recebeu a notícia da criação da paróquia com alegria e entusiasmo por todos os fiéis naquele dia 29 de abril de 1925. Anteriormente, as orações e celebrações ocorriam nas casas das famílias e em capelas de madeira. Assim, em 6 de maio do mesmo ano, o padre português Antônio Joaquim José Pereira foi nomeado o primeiro pároco de Santo Anastácio, iniciando a missão de evangelizar.

Por volta de 1926, quando já era marcante a presença de colônias estrangeiras no município, alguns católicos doaram um terreno para a edificação de uma nova Igreja. Em 30 de maio daquele ano, em clima de festa, houve o lançamento da pedra fundamental. A Igreja de madeira ficou pronto tempos depois.

Com o passar do tempo, o local não comportava mais o número de fiéis. Assim, deram início a construção da nova e atual Matriz aos 15 de setembro de 1935.

Matriz em construção em 1936 (Paróquia / Cedida)

No dia 08 de dezembro de 1940, dia consagrado à Imaculada Conceição, após vários anos de desafios, sacrifícios, trabalhos, a comunidade católica estava recompensada, ao ver o novo templo tornando-se uma realidade. Com isso, mesmo com a obra inacabada, foi celebrada a primeira missa no novo local. A Igreja foi finalizada na década de 50.

Fiéis chegando para a inauguração da Matriz (Paróquia / Cedida)

Mais de 20 sacerdotes fizeram parte dessa história de 100 anos da comunidade, que tem como padroeiro Santo Anastácio, mártir nascido na Pérsia cuja festa é celebrada no dia 22 de janeiro. O santo também foi declarado padroeiro do município após uma lei municipal.

Fechada atual da Matriz (Pascom / Arquivo)

Serviço

Em Presidente Prudente, a Paróquia Catedral São Sebastião convida todos os leigos e sacerdotes para a celebração solene às 10h, no próximo dia 28 de abril (domingo). A Igreja fica na Rua Ribeiro de Barros, nº 1771, centro da cidade. Ao longo do ano, também estão previstas outras ações simbólicas, como a colocação de painéis históricos ao redor da Catedral.

Já em Santo Anastácio, a abertura do ano do centenário será no mesmo dia, às 18h30. Antes da Missa, está prevista uma carreata pelas principais ruas do município. A Igreja fica localizada na Praça da Matriz, nº 72, centro do município.

Deixe seu comentário!

Onda Viva