Semana Santa: veja a agenda do bispo diocesano na Catedral São Sebastião

21/03/2024

Neste ano de 2024, a Semana Santa ocorrerá dos dias 24 a 31 de março com celebrações, procissões, missas e vigílias em todas as paróquias da Diocese. Em cada dia, os fiéis poderão vivenciar e refletir sobre os principais momentos da passagem de Cristo na Terra, bem como a sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Cada dia conta com uma fundamentação bíblica. A semana se inicia com o “Domingo de Ramos”, data que marca a entrada solene de Jesus em Jerusalém. O povo acolhe Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa (Pascom Diocesana / Arquivo)

Na Segunda-feira Santa geralmente ocorre a Via-Sacra. As paróquias se reúnem para que cada uma possa assumir a motivação das estações da caminhada do Senhor. Neste ano, houve uma mudança na data: a Diocese promoverá a Via-Sacra na próxima sexta-feira, 22 de março, no Santuário Morada de Deus, às 20h.

Via-Sacra será na sexta-feira, 22 de março (Pascom Diocesana / Arquivo)

Na segunda, a Catedral São Sebastião promoverá a preparação comunitária para a Páscoa, que comina com o Rito Penitencial. Todos os fiéis são convidados a limpeza interior, espiritual e de coração, em uma confissão comunitária. O rito será dia 25 de março, às 19h.

Na Terça-feira Santa, algumas comunidades celebram as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria.

A Quarta-feira Santa é marcada, na Diocese, pela celebração da missa da unidade, no qual todos os presbíteros, com a presidência do bispo, fazem as renovações das promessas sacerdotais. Também são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma.

Missa dos Santos Óleos será na Catedral São Sebastião (Pascom Diocesana / Arquivo)

Na Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao Tríduo Pascal com a celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, junto com o rito de lava-pés, que foi o gesto de humildade feito por Jesus em sua despedida. Na sequência, as paróquias promovem a Vigília Eucarística.

Rito de Lava-Pés remete ao gesto humilde de Cristo (Pascom Diocesana / Arquivo)

Conhecida como Sexta-feira da Paixão, a Ação Litúrgica ocorre às 15h, quando é lembrado a crucificação e morte de Jesus por meio da leitura de passagens bíblicas e Adoração da Cruz. Este é o único dia do ano em que não é celebrado a Santa Missa. A data também é marcada pela procissão do Senhor Morto por ruas das cidades.

Procissão com o Senhor Morto ocorrerá nas ruas do centro de Prudente (Pascom Diocesana / Arquivo)

O sábado é tido como um dia de silêncio. Não ocorre sacramentos na igreja, a não ser em casos extremos como se houver algum doente gravíssimo precisando de extrema unção. Após as 18h, as paróquias dão início a Vigília Pascal, que é a celebração mais importante do Ano Litúrgico da Igreja Católica.

As missas tem início com a benção do fogo, onde é acesso o Sírio Pascal. Em seguida, é feita a proclamação solene da ressurreição com a leitura de diversas passagens bíblicas. Também ocorre a benção da água com renovação das promessas batismais.

Círio Pascal é um símbolo da ressurreição de Cristo (Pascom Diocesana / Arquivo)

No domingo é celebrado a Páscoa, data da Ressurreição do Senhor, ápice da fé cristã. Reúna sua família e participe das missas e celebrações em sua comunidade!

Programação

Confira abaixo a agenda do bispo diocesano para a Semana Santa 2024 na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente: