Santa Missa marca comemoração dos 58 anos do Seminário Diocesano em Prudente

20/03/2024

Na manhã desta terça-feira, 19 de março, dia de São José, seminaristas, professores, colaboradores e membros do clero estiveram reunidos para celebrar a Santa Missa em Ação de Graças aos 58 anos do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP). A ocasião ocorreu na capela interna da instituição.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a missa, que foi concelebrada pelos padres Anderson Félix da Silva, reitor do Seminário, Rafael Sotocorno, ecônomo da instituição, e Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da 1ª Região Pastoral. O diácono Reginaldo Barbosa da Silva Júnior também participou.

Membros do clero marcaram presença neste dia (Seminário Diocesano / Cedida)

“A trajetória desses 58 anos foi de grande contentamento, na qual através de excelentes professores voluntários que contribuíram para que os futuros padres tivessem a capacidade de conduzir os rebanhos que Deus colocou em suas mãos. Muitos sacerdotes também tiveram a honra de serem reitores do Seminário Diocesano”, destaca o padre Anderson.

Nesse período, mais de 1000 seminaristas já passaram pela instituição, que conta com formação desde o primeiro ano do Ensino Médio até o Ensino Propedêutico. Atualmente, o local conta com 26 seminaristas que seguem rumo ao sacerdócio.

Neste ano, a casa conta com 26 seminaristas em formação (Seminário Diocesano / Cedida)

História

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP) foi construído a partir da chegada do primeiro bispo diocesano, Dom José de Aquino Pereira, que viu a necessidade de construir um Seminário Menor para aqueles que desejassem ser preparados para o sacerdócio. O início da construção teve o auxílio do clero de Assis.

O atual terreno do Seminário foi adquirido pela Mitra Diocesana em maio de 1961, de João Turato e Elisa Lauro. A partir de então, Dom José de Aquino viabilizou o projeto de construção da instituição e passou a coletar doações para o início da obra.

No dia 14 de setembro de 1963, no 46º aniversário da cidade de Presidente Prudente, durante a festa com a presença de padres e autoridades, a Diocese presenteou a cidade com o lançamento do Seminário Diocesano. Pouco mais de dois anos depois, em 19 de março de 1966, na festa de São José, foi inaugurada a primeira ala no Seminário.

A denominação dada ao Seminário Diocesano vem do título dado à Maria Santíssima: Nossa Senhora Mãe da Igreja, que é, mencionado na Constituição Dogmática Lumen gentium do Concílio Vaticano II, e também é o nome da paróquia a qual o Seminário pertence.

O curso Propedêutico, que possui grade curricular específica, inclusive com coordenação pedagógica própria, teve início em 1979 e corresponde àquela fase intermediária entre o Seminário Menor e o Seminário Maior e prepara, principalmente, aqueles que entram no Seminário Maior sem ter feito nele o Ensino Médio.

Seminário Diocesano fica localizado ao lado da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Pascom / Arquivo)

Em 2017, alunos da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) produziram um documentário sobre os 50 anos do Seminário. Assista abaixo:

“Queridos jovens, a vocação é algo que vai além do nosso querer. Muitas vezes o chamado a vocação pode ferir, nesse momento devemos lembrar do motivo pelo qual você quer seguir a vocação de Deus. Um simples olhar na Cruz basta para saber que sua dor não se compara. Então não tenha medo de deixar tudo e seguir o caminho que Deus preparou para você. Venha ser seminarista Diocesano. Deus Abençoe a todos!”, conclui o reitor do Seminário.