Dom Benedito participa de Convivência com bispos da Sub-região de Botucatu

14/03/2024

Na noite do dia 10 de março, domingo, bispos da Sub-região de Botucatu deram início a um momento de Convivência na Casa dos Jesuítas, em Boraceia (SP). Na ocasião, eles celebram missa, fazem orações, meditações, partilhas, estudos, formação e também contam com tempo livre para lazer.

Participam: Dom Argemiro de Azevedo (Diocese de Assis); Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Diocese de Presidente Prudente); Dom Rubens Sevilha (Diocese de Bauru); Dom Salvador Paruzzo, (Emérito da Diocese de Ourinhos); Dom Sérgio Krzywy (Diocese de Araçatuba); Dom Maurício Grotto de Camargo (Arquidiocese de Botucatu), Dom Luiz Antônio Cipolini (Diocese de Marília); Dom Osvaldo Giuntini (Emérito da Diocese de Marília); e Dom Otacílio Luziano (Emérito da Diocese de Catanduva).

Programação

O período da manhã é livre, ficando a critério de cada um fazer a oração, café e momento de lazer. Às 11h, os bispos se reúnem para celebrar a Santa Missa, cada dia presidida por um deles. A seguir, almoço em comum;

Às 16h, os bispos voltam a se reunir para a oração das Vésperas. A seguir, meditam um texto que contribua para o ministério e espiritualidade e partilham os trabalhos ou experiências pastorais positivas nas dioceses e arquidiocese, que possam contribuir para todos. Na sequência, eles ficam livres para o lazer e, à noite, jantam juntos.

Nessa segunda e terça-feira, os líderes religiosos relataram experiências pastorais pós pandemias e voltadas a missionariedade. Nessa quarta-feira, fizeram um estudo e avaliação sobre as riquezas, desafios e perspectivas pastorais do curso de Direito Canônico na Sub-região Pastoral, extensão da Faculdade de São Paulo.

Dois bispos se ausentaram: Dom Francisco Carlos da Silva, bispo da Diocese de Lins, devido ao falecimento de sua Irmã Nancy, 72 anos, na última segunda feira (11/03); e ⁠Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo de Ourinhos, que passou por uma cirurgia de próstata e ainda encontra-se em repouso.

O encontro segue até o próximo sábado, 16 de março.