Fundo Diocesano de Solidariedade: conselho gestor realiza primeira reunião

02/05/2024

Na manhã desta quinta-feira, 2 de maio, os membros do conselho gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) promoveram a primeira reunião com intuito de ler o regimento, tirar dúvidas, organizar o funcionamento do conselho e do edital, e pensar nos prazos de execução de etapa. O evento ocorreu na Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP).

Estão previstas quatro reuniões anuais (Evandro Marques / Setor de Comunicação)

O grupo é formado por: Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano; padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral; padre Jerônimo Gasques, ecônomo da diocese; padre Dirceu Montovani, assessor da Campanha da Fraternidade; e quatro leigos, um representando a Campanha da Fraternidade (CF) e outros três das diversas pastorais sociais. Neste dia, o padre Carlos Eduardo Biral, chanceler do bispado, também marcou presença.

Saiba mais

No dia 25 de março de 2024, Dom Benedito assinou o decreto de constituição, aprovação de regimento e nomeação do conselho gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade.

O FDS foi constituído com o objetivo de favorecer as iniciativas e projetos de cunho essencialmente social, de defesa incondicional da vida e de princípios cristãos e assegurar à transparência nesse processo solidário. O conselho irá organizar os encaminhamentos para o edital, fiscalizar os projetos, administrar o valor arrecadado na coleta da CF e prestar contas.

Ao todo, 40% desse dinheiro será enviado para a campanha a nível nacional, coordenada pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Os outros 60% serão aplicados na Diocese, em sintonia com os objetivos da CF. As pastorais sociais das paróquias e da Diocese, bem como as entidades assistenciais da região, poderão fazer projetos solicitando as verbas deste fundo.

Clique abaixo, leia e faça o download do Regimento do FDS com todas as informações necessárias para a criação e encaminhamento do projeto, critérios para a aprovação e mais.