Padres promovem reuniões de planejamento e articulação nas regiões pastorais da Diocese

29/03/2023

Neste mês de março, os padres promoveram reuniões de planejamento e articulação nas regiões pastorais da Diocese. Veja abaixo como foram os encontros:

1ª Região

A 1ª Região realizou o encontro no dia 28 de março em Presidente Prudente (SP). Clique aqui e veja como foi.

A 1ª Região compreende todas as paróquias de Prudente e uma de Álvares Machado (Padre Sandro Santos / Cedida)

2ª Região

O encontro foi realizado em Presidente Bernardes (SP) no dia 21 de março (terça-feira). Participaram os três diáconos e 13 padres dessa região composta por 15 cidades: Alfredo Marcondes (SP), Álvares Machado (SP), Anhumas (SP), Caiabu (SP), Emilianópolis (SP), Indiana (SP), Martinópolis (SP), Narandiba (SP), Pirapozinho (SP), Presidente Bernardes (SP), Regente Feijó (SP), Sandovalina (SP), Santo Expedito (SP), Taciba (SP) e Tarabai (SP).

Encontro contou com a participação dos três diáconos e 13 padres (Diácono Dolglas / Cedida)

Dentre os assuntos discutidos, falaram sobre o Ano Vocacional, as ordenações e transferências dos padres. Também houve um agradecimento especial ao padre Jurandir Severino de Lima, que deixa a 2ª Região, e foi comunicado a data de posse do padre Rodrigo Ajovedi. Por fim, cada padre apontou a data para as confissões, em cada paróquia, para o Tempo do Advento.

“Foi um momento de encontro, partilha, comunhão e de projeto para os próximos dias que se segue em nossa região. Foi a primeira reunião na região com os novos diáconos, haja vista que todos eles estão em nossa região”, destaca o vigário episcopal da 2ª Região Pastoral, padre Luciano Rodrigues de Oliveira.

3ª Região

Os padres da 3ª Região Pastoral estiveram reunidos no dia 10 de março (sexta-feira), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Presidente Venceslau (SP). As cidades que compõem esta região são: Caiuá (SP), Piquerobi (SP), Presidente Epitácio (SP), Presidente Venceslau (SP) e Santo Anastácio (SP).

Em espírito de sinodalidade, os padres decidiram auxiliar três paróquias a subsidiarem a instalação de energia solar. As paróquias São José, em Caiuá (SP), e São Jerónimo Emiliani, em Presidente Epitácio (SP), foram as primeiras a receber a ajuda financeira das demais igrejas. A próxima paróquia a ser atendida, por esse gesto concreto de comunhão, participação e missão, será a Paróquia São Miguel Arcanjo, em Piquerobi (SP).

Outro assunto discutido na reunião foram as datas para as confissões do Advento. O padre Rafael Moreira Campos é o vigário episcopal dessa região.

Cinco cidades compõem a terceira região (Padre Rafael Moreira / Cedida)

4ª Região

O encontro foi realizado no dia 23 de março (quinta-feira) e serviu para planejar a realidade pastoral das comunidades. As paróquias localizadas em Euclides da Cunha Paulista (SP), Marabá Paulista (SP), Mirante do Paranapanema (SP), Rosana (SP) e Teodoro Sampaio (SP) fazem parte dessa região.

Estiveram presentes os padres Rodrigo Fernandes do Nascimento, Marcos Paulo Cestare de Souza, Anderson Sousa Lima, Ivair Gentil Zanchetta, além do vigário episcopal, padre Luiz Fernando. O local da reunião foi a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Teodoro Sampaio (SP).

4ª Região Pastoral conta com cinco cidades (Padre Luiz Fernando / Cedida)

“Esta região sempre se preocupou em bem desenvolver um trabalho em conjunto entre as paróquias. Por isso, a primeira reunião é de planejamento e organização”, destaca o padre Luiz Fernando Santana Xavier, vigário episcopal da 4ª Região.

Na ocasião, eles discutiram sobre o encontro dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE´s), encontro vocacional, Encontro de Casais com Cristo (ECC) de segunda etapa, Pastoral Familiar, Setor Juventude, encontro e formação dos secretários. Temas como o Sínodo Diocesano e o Ano Vocacional também foram colocados em pauta.