Encontro dos padres de Prudente busca articulação comum dos trabalhos pastorais

29/03/2023

A Paróquia São Lucas, localizada no Parque Shiraiwa de Presidente Prudente (SP), acolheu a reunião ordinária do clero da Primeira Região da Diocese de Presidente Prudente, na manhã de terça-feira, 28 de março. Procurando promover a comunhão pastoral, 24 padres, e excepcionalmente o bispo diocesano, refletiram e discerniram temas afins para o trabalho em conjunto dessa parte do povo de Deus organizado em 24 paróquias, das quais 19 estiveram representadas.

Encontro ocorreu na Paróquia São Lucas, em Presidente Prudente (Padre Sandro Santos / Cedida)

O encontro, convocado e coordenado pelo padre Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da Região, reafirmou a necessidade de cada padre (e paróquia) assumir a parte que lhe toca, procurando manter o espírito colegiado ou sinodal pedido pela Igreja, especialmente pelo Papa Francisco.

Dos temas tratados – Pastoral da Criança, Pastoral do Batismo, formação permanente dos batizados, atendimento aos velórios (também hospitais) e Corpus Christi, todos os presbíteros foram chamados ao compromisso, seja na apresentação de ideias e caminhos, seja no assumir das realidades e funções que os trabalhos de animação e cuidado do povo demandam.

Dos encaminhamentos, padre Pedro Guarinão apresentou os desafios e a missão da Pastoral da Criança cujos trabalhos foram bastante prejudicados durante a pandemia da covid-19 e que agora necessitam de articulação, organização em várias áreas da cidade e de um padre referencial na Região. Segundo Guarinão, há cerca de quatro mil crianças, de até dois anos de idade, que a pastoral poderia e deveria atender, além das gestantes. O assunto retornará oportunamente à pauta da Região.

O padre Paulo Valeriano prestará assessoria à Pastoral da Esperança e Exéquias, grupo que ajudará as comunidades e os padres na assistência aos velórios e famílias enlutadas.

O padre Odair Calezulatto ajudará na organização de Corpus Christi, cujo percurso será entre a Catedral de São Sebastião e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pela Rua Barão do Rio Branco, mantendo o horário da manhã e a participação dos grupos de catequistas paroquiais. Todos os fiéis farão um gesto concreto de levar material de higiene, limpeza e alimentos não perecíveis que serão doados às entidades vinculadas à igreja.

O vigário episcopal agradeceu ao monsenhor Mauro Magro pela acolhida em sua paróquia, deus boas-vindas ao Frei Jerônimo (religioso vinculado ao Hospital Regional de Pres. Prudente) e ao padre Álvaro Cruz (vigário da paróquia São Lucas). Ao final, convocou um novo encontro do grupo para o dia 18 de abril, tendo como pauta principal a Pastoral do Batismo.

“Há bastante demanda reprimida clamando por atenção em nossa cidade. Acredito que nossas reuniões e decisões ajudam a organizar a ação das paróquias e dos padres, no espírito sinodal, caminhando juntos, visando o Reino de Deus e a edificação do povo santo de Deus. O encontro de hoje deixou claro que o desafio e missão são grandes, mas não estamos sozinhos, contamos uns com os outros e todos com a graça de Deus. Sigamos em frente, juntos”, avaliou o padre Sandro.

Vigário Episcopal, padre Sandro [em primeiro plano], junto com os demais presbíteros (Padre Sandro Santos / Cedida)

A reunião foi finalizada com considerações de Dom Benedito Gonçalves dos Santos e a bênção.

Outras regiões pastorais também promoveram reuniões neste mês de março. Clique aqui e saiba mais.

*com contribuição do padre Sandro Rogério dos Santos.