Nova coordenação diocesana de pastoral inicia atividades e busca unidade

Pastoral da Comunicação

21/03/2023

A partir desta semana, iremos dar início a uma série de matérias sobre as Pastorais, Movimentos e Serviços da Diocese de Presidente Prudente. De início, vamos apresentar a coordenação, suas funções e a importância que ela representa para que tudo caminhe em unidade. 

No início deste ano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, deu posse ao novo conselho presbiteral, que atuará de 2023 a 2026. A função de coordenador diocesano de pastoral, ficou de responsabilidade do padre Éverton Aparecido da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP).

Padre Éverton foi nomeado como coordenador diocesano de pastoral (Pascom Paroquial / Reprodução)

De acordo com o presbítero, a coordenação existe para favorecer o trabalho da pastoral em conjunto, comunhão e unidade, na diversidade, dentro da Diocese e articulada com a Província de Botucatu, o Regional Sul 1 e a CNBB Nacional. Ela é responsável por articular todo o trabalho pastoral nas paróquias e regiões pastorais, em comunhão com os vigários das regiões, os párocos das comunidades e sob autoridade do bispo diocesano. 

“Sem isso, o trabalho fica perdido, desconexo, cada um fazendo por si mesmo, sem um objetivo comum, principal, sem perspectiva e esperança. Não é só o fazer por fazer, mas o fazer em comunhão com as demais pastorais num processo comum”, destaca o padre Éverton. 

A coordenação 

Ela é constituída pelo presbítero assessor, padre Éverton, a secretária da Cúria, Luciana Pagani Lopes Patrão, pelos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços a nível diocesano e também pelos representantes das paróquias das quatro regiões pastorais. O conjunto é chamado de equipe ampliada. 

Também existe uma equipe executiva formada pelo padre, a secretária e, conforme as atividades pastorais, os membros necessários para formar esse grupo. 

Os trabalhos 

Por primeiro, a equipe de coordenação está fazendo um levantamento de como os grupos estão organizados na Diocese de Presidente Prudente. “É um olhar para a história. Estamos promovendo um processo amplo de escuta para depois reunir com os responsáveis e apresentar um plano diocesano de pastoral, um caminho a ser desenvolvido”, conta padre Éverton. 

Por enquanto, eles estão  fazendo um resgate histórico, com reuniões para entender como está cada pastoral e movimento, sobretudo depois da pandemia. “É um reviver a chama, ligar o motor novamente para um caminhar em conjunto. Como houve a eleição ano passado, agora estamos vivendo este tempo propício a isso”, afirma o sacerdote. 

Pastorais e Movimentos

Atualmente, existem 38 coordenações de Pastorais e Movimentos por todo o território da Diocese de Presidente Prudente. Você pode ver quais são e quem são os responsáveis clicando aqui

“Tudo isso existe nas comunidades para fazer acontecer a boa nova do Evangelho de Jesus, para construir o reino de Deus, para favorecer as pessoas a se tornarem discípulas e missionárias de nosso Senhor Jesus Cristo”, explica padre Éverton.

Comentários

  • Maria das Graças Cabrera Casarotto - Pres Prudente postado em 23/03/2023 ás 09:51

    Parabéns!!PADRE Everton pela iniciativa temos coordenações precisando,levantar o ânimo, ter perseverança na caminhada, muitos desanimados. Vamos em oração por todos e pela sua missão.

  • Rose valerio - primavera sp postado em 22/03/2023 ás 14:15

    amei...precisamos anunciar as pastorais

  • Rose valerio - primavera sp postado em 22/03/2023 ás 14:15

    amei essa postagem..precisamos anunciar .Pastoral da Criança está desanimada e precisamos reerguer..

Deixe seu comentário!

Onda Viva