Dom Benedito Gonçalves dá posse aos novos membros do Conselho de Presbíteros

02/02/2023

Na manhã desta quinta-feira (02/02), Festa da Apresentação do Senhor (com a qual coincide o Dia Mundial da Vida Consagrada), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de apresentação e posse dos membros do Conselho de Presbíteros da Diocese. A celebração ocorreu na Capela interna do Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP).

Santa Missa foi realizada na capela interna do Seminário Diocesano (Cláudia Quezada / Pascom)

Na ocasião, participaram padres, seminaristas e funcionárias da Cúria Diocesana. O novo conselho irá atuar de 2023 a 2026.

Participaram sacerdotes, seminaristas e funcionárias da Cúria (Cláudia Quezada / Pascom)

O conselho

O Código de Direito Canônico estabelece que em cada diocese seja constituído o Conselho Presbiteral com “um grupo de sacerdotes que, representando o presbitério, seja como o senado do Bispo, cabendo-lhe, de acordo com o direito, ajudar o Bispo no governo da diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiada” (cânon 495 §1).

O Conselho de Presbíteros é um órgão consultivo e obrigatório. Quando necessário, o bispo o convoca para dialogar sobre assuntos ligados à vida pastoral e administrativa da Igreja, tais como a
criação de novas paróquias, questões ligadas à manutenção e à vida do clero, consulta sobre alguma questão patrimonial.

Novo conselho irá atuar de 2023 a 2026 (Cláudia Quezada / Pascom)

Nomeação do Conselho Presbiteral

Presidente:

1- Bispo Diocesano: Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Pelo ofício:

2- Vigário Geral: Pe. Tiago da Silva Carvalho

3- Cura da Catedral: Mons. José Antônio de Lima

4- Coordenador de Pastoral: Pe. Éverton Aparecido da Silva

5- Representante dos Presbíteros: Pe. Edcarlos Amorim Moreira

Vigários Episcopais:

6- 1ª Região: Pe. Sandro Rogério dos Santos

7- 2ª Região: Pe. Givaldo Luciano Rodrigues de Oliveira

8- 3ª Região: Pe. Rafael Moreira Campos

9- 4ª Região: Pe. Luiz Fernando Santana Xavier

10- Indicação do Clero Diocesano: Pe. Luiz Carlos Furini

11- Indicação do Clero Regular: Pe. Elmar Neri Rubira, sac

12- Indicação do Bispo Diocesano: Pe. Carlos Eduardo Biral

Deus abençoe o serviço pastoral de cada sacerdote empenhado nesta nova caminhada na Diocese!

Veja o álbum de fotos completo da celebração clicando aqui.