Mais um sacerdote: diácono Aldair será o terceiro ordenado este ano

04/06/2023

Na próxima sexta-feira, 9 de junho, às 19h30, a Diocese de Presidente Prudente ganhará mais um sacerdote: Aldair José Alves dos Santos Junior. Ele será ordenado pelas mãos e prece de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. A celebração será no Santuário Diocesano de Santo Expedito, em Santo Expedito (SP).

Diácono Aldair

Aldair tem 27 anos e nasceu em Santo Expedito (SP). É filho de Célia Ferreira dos Santos e Aldair José Alves dos Santos. Tem uma irmã mais nova, Andressa Ferreira Alves dos Santos, de 17 anos. Entrou para o Seminário Menor no dia 31 de janeiro de 2012. Ao longo desse tempo, estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior, em Marília (SP).

Ordenação Diaconal ocorreu no dia 9 de dezembro de 2022, juntamente com Dolglas Souza e Paulo de Oliveira, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente (SP).

Santa Missa com rito de Ordenação Sacerdotal ocorreu dia 9 de dezembro de 2022 (Pascom Diocesana / Arquivo)

Nesse período de seis meses do diaconato, ele exerceu seus trabalhos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Regente Feijó (SP), juntamente com o padre José Cássio Siqueira.

“Essa comunidade é fantástica, de um povo carinhoso, trabalhador e cheios de fé. Digo que aprendi muito e ainda estou aprendendo. Como diácono, além de servir na liturgia e ao sacerdote no santo Sacrifício da Missa, visitei vários doentes e pessoas em geral para dar inúmeras bênçãos e levar o conforto da Palavra de Deus; celebrei a Palavra nas diversas comunidades que compõem nossa paróquia; realizei inúmeros batizados, assisti seis casamentos, inúmeras bênçãos e criação de um projeto de formação do Catecismo”, afirma Aldair.

Diácono em momento de espiritualidade diante do Santíssimo Sacramento (Pascom Paroquial / Reprodução)

Sobre a Ordenação Sacerdotal, o diácono conta que está muito feliz. “É um sentimento indescritível. Tantos anos se passaram esperando por esse dia, enfim chegou. A palavra que resume tudo isso, é ‘gratidão’: em primeiro lugar gratidão a Deus, por me chamar a tão grande missão; em segundo lugar, a minha família que desde a decisão de ingressar, me apoiaram; e por fim a minha Diocese, na pessoa do nosso bispo, que acreditou no meu chamado, investiu por esses anos e, por suas mãos, me concederá a graça do sacramento da Ordem no segundo grau, o presbiterado.”

Padre José Cássio foi quem acompanhou Aldair durante o diaconato (Pascom Paroquial / Reprodução)

Como conselho para aqueles que estão ou querem entrar para o caminho sacerdotal, o jovem tem uma mensagem:

“Perseverança. A vocação ao ministério ordenado é maravilhosa. Como qualquer outra vocação, desafios sobrevieram. E durante os 11 anos de seminário e formação, suportei muitos deles. As crises, os desânimos, os esforços são para o crescimento. Ser Padre não é mérito ou premio, mas sim cruz; e Jesus nos ajuda a carrega-la. Sou muito feliz por ser diácono e serei feliz também como padre e aqui estou para aprender cada vez mais. Porém, além de aprender, é preciso ser – ser Jesus na vida do outro e ter Jesus em nossa vida: amando a Igreja e se necessário for, morrendo por ela como Cristo.”

Aldair também participou de celebrações nas comunidades (Aldair Junior / Reprodução)

Serviço

Todos estão convidados a participar da Ordenação Sacerdotal no Santuário Diocesano de Santo Expedito, que está em fase final de construção. Será às 19h30, na próxima sexta-feira (09/06).