Mais duas regiões pastorais promovem escuta do Sínodo na Diocese

14/02/2023

Nomeada como Fase Continental, a nova etapa do Sínodo dos Bispos foi realizada em mais duas regiões pastorais da diocese: 3ª e 4ª. Os encontros ocorreram no domingo, 12 de fevereiro, e reuniram padres, representantes das paróquias e o bispo diocesano. Nos dias 4 e 5 de fevereiro, a escuta foi realizada na 1ª e 2ª Região Pastoral.

3ª Região

Nessa região, o encontro foi organizado na Capela Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula, em Presidente Venceslau (SP), e reuniu pessoas de todas as oito Igrejas que fazem parte dela:

Paróquia Santo Anastácio, Santo Anastácio (SP); Paróquia São Miguel Arcanjo, Piquerobi (SP); Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula, Presidente Venceslau (SP); Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Presidente Venceslau (SP); Paróquia São José, Caiuá (SP); Paróquia Sagrada Família, Presidente Epitácio (SP); Paróquia São Jerônimo Emiliani, Presidente Epitácio (SP); e Paróquia São Pedro, Presidente Epitácio (SP).

Participaram representantes de todas as paróquias da terceira região (Luana Mariano / Pascom)

Na ocasião, houve uma recepção, seguida da Oração Inicial Sinodal. Foi feita a apresentação da etapa continental pelo coordenador diocesano de pastoral a frente da secretaria diocesana do Sínodo, padre Éverton Aparecido da Silva. Logo após, os participantes foram divididos em grupo para discussões, plenária e almoço.

Padre Éverton fez a apresentação do documento (Luana Mariano / Pascom)

Participaram também da escuta o vigário episcopal da terceira região, padre David Aparecido Bezerra da Silva (Paróquia Sagrada Família – Presidente Epitácio) e o sacerdote responsável pela capela local, padre Rafael Moreira Campos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula – Presidente Venceslau).

“É uma etapa muito importante. Escutar sempre é um exercício de purificação. Escutar nosso povo é vital. Igreja e caminhar junto, estar em comunhão e só caminha junto quem ama. Essa etapa do Sínodo registrou isso: queremos caminhar unidos na mesma direção e sempre fazer Igreja”, destaca o padre Rafael.

Grupo se reuniram para discussões sobre o documento (Luana Mariano / Pascom)

4ª Região

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio (SP) foi escolhida para receber os representantes da nova escuta sinodal. Estiveram presentes membros de seis das sete paróquias que fazem parte desta região:

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Rosana (SP); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Distrito de Primavera – Rosana (SP); Paróquia São José, Euclides da Cunha Paulista (SP); Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Teodoro Sampaio (SP); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Teodoro Sampaio (SP) e Paróquia Santa Teresinha, Marabá Paulista (SP).

Representante de seis paróquias da quarta região participaram do encontro (Padre Marcos Paulo / Cedida)

Estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que realizou considerações sobre todo o desenvolvimento do Sínodo e a sua importância para toda a Igreja, o vigário geral da Diocese e assessor do encontro, padre Tiago da Silva Carvalho, o vigário episcopal da quarta região, padre Luiz Fernando Santa Xavier, e o sacerdote responsável pelo local, padre Marcos Paulo Cestare de Souza.

O encontro iniciou com a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e, logo em seguida, todos os participantes se dirigiram ao Salão Paroquial, onde o assessor do encontro fez uma explanação do conteúdo do Documento da Etapa Continental (DEC). Após esta introdução, todos os presentes se reuniram em grupos para discutir as quatro perguntas direcionadas a este momento para a escuta e partilha. Por fim, o encontro finalizou com o almoço, preparado pela paróquia anfitriã.

Nova escuta sinodal ocorre durante a Fase Continental (Padre Marcos Paulo / Cedida)

“Esta nova etapa de escuta do Sínodo nos possibilita a retomada da partilha, dando-nos a condição de realizar exatamente o que o Sínodo nos pede: ‘Andarmos juntos, alargando a tenda’. Um caminho sinodal passa por este processo, que visa querer compreender a realidade atual, através de uma rica partilha entre todos os fiéis, de forma que expressam os seus sentimentos e também anseios para um bom caminhar da Igreja, sempre à luz do Santo Evangelho”, destaca o padre Luiz Fernando.