Fase Continental: nova escuta do Sínodo é realizada na Diocese

07/02/2023

Nesse último final de semana, 4 e 5 de fevereiro, uma nova etapa do Sínodo dos Bispos foi realizada na Diocese de Presidente Prudente, a Fase Continental. Os encontros foram organizados na 1ª e 2ª Região Pastoral e vem ocorrendo na Diocese, desde o ano passado, em diferentes âmbitos: paroquial, regional e diocesano.

No próximo dia 12 de fevereiro é a vez da 3ª e 4ª Região. Os encontros são organizados pelos vigário episcopal da região, com apoio do pároco local e na orientação da coordenação diocesana de pastoral.

1ª Região

O primeiro encontro dessa Nova Escuta Diocesana ocorreu no sábado (04/02), na Paróquia São Miguel Arcanjo de Presidente Prudente (SP), e passaram pelo local 70 pessoas, incluindo 16 padres, leigos e o bispo diocesano. Destas, 55 eram representantes de 19 comunidades da 1ª Região, que é composta por 24 Igrejas, sendo todas as paróquias de Presidente Prudente (SP) e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Álvares Machado (SP).

Encontros na Diocese vem ocorrendo desde 2022 (Padre Sandro / Cedida)

Dentre os presentes que fizeram parte diretamente da organização estavam Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral a frente da secretaria diocesana do Sínodo, padre Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da 1ª Região Pastoral, e padre Carlos Eduardo Biral, pároco da comunidade onde foi realizada o encontro.

“A partir das reuniões feitas no ano passado aqui na diocese e do Documento de Trabalho vindo da Secretaria do Sínodo (Vaticano), pusemo-nos em oração e escuta da voz de Deus na voz dos leigos e das leigas representantes de nossas comunidades. A escuta foi local em vista do continente”, explica padre Sandro.

Incialmente, conduzida pelo padre Éverton, houve uma apresentação da memória do Sínodo desde a convocação do Papa Francisco até o desenvolvimento da primeira fase na Diocese, que ocorreram as escutas nas paróquias e regiões. Além disso, fez uma síntese do documento da Etapa Continental.

Padre Éverton deu início ao encontro com apresentação e síntese do documento (Padre Sandro / Cedida)

Logo depois, houve a formação de grupos para responder um questionário proposto pelo documento base, que também será sintetizado a nível nacional e enviado para Roma.

“Depois dessa nova escuta ter acontecido nas quatro regiões pastorais, será elaborada uma síntese pela equipe diocesana de pastoral, a equipe do Sínodo, e enviado para CNBB. Vai acontecer uma parte desse Sínodo em Roma, em outubro deste ano. A outra etapa será finalizada em outubro do ano que vem, quando o Papa emitirá um documento sobre a sinodalidade da Igreja. A temática e o que está sendo levantado nas reflexões já está sendo colocado em prática e tudo isso vem para iluminar o que acontece e direcionar de uma maneira mais clara”, destaca o padre Éverton.

Durante o encontro, Dom Benedito fez considerações gerais a respeito e destacou quatro objetivos da ação pastoral diocesana: formação, juventude, acolhimento e família. Tudo isso, usando de mansidão, indo ao encontro das famílias.

“Precisamos investir muito na acolhida. Entre nós, padres, há muito legalismo; pouca misericórdia. Para ‘alargar a tenda’ – referência ao tema do Documento de Trabalho e do encontro diocesano “alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2) – é preciso cultivar a pobreza espiritual e assim sermos pessoas de comunhão com mais corresponsabilidade”, afirma Dom Benedito.

Mais de 50 representantes participaram do encontro na 1ª Região Pastoral (Padre Sandro / Cedida)

“Tudo o que foi feito até agora, muito nos ajudará a perseguir no caminho. Com novas orientações, novas pessoas à frente, mas sempre caminhando juntos. Sozinhos podemos chegar mais rápido. Juntos, iremos mais longe. O Sínodo é Caminhar Juntos. A Igreja é feita de gente que deve caminhar junta. Assim queremos prosseguir”, conclui padre Sandro.

2ª Região

Ao todo, 25 representantes das cidades de Alfredo Marcondes (SP), Álvares Machado (SP), Anhumas (SP), Caiabu (SP), Emilianópolis (SP), Indiana (SP), Martinópolis (SP), Narandiba (SP), Pirapozinho (SP), Presidente Bernardes (SP), Regente Feijó (SP), Sandovalina (SP), Santo Expedito (SP), Taciba (SP) e Tarabai (SP) participaram do encontro sinodal organizado no salão da Paróquia São João Batista, em Pirapozinho (SP), no dia 5 de fevereiro.

Encontro da segunda região ocorreu em Pirapozinho (Barbara Pachella / Cedida)

Na ocasião, o padre Luciano Rodrigues de Oliveira, vigário da 2ª Região, realizou a abertura do evento. Na sequência, o padre Éverton Aparecido da Silva conduziu a manhã com uma explanação e encaminhamento dos grupos.

Mais de 20 pessoas participaram dessa etapa do Sínodo (Barbara Pachella / Cedida)

O encontro também contou com a presença do secretário da equipe sinodal da diocese, Claudenir Calazans, do padre Helitom Bigas da Silva, pároco do local que recebeu o encontro, e de Dom Benedito, que comunicou a todos a importância do Sínodo.

Participantes reunidos para discutirem sobre o Sínodo (Barbara Pachella / Cedida)

“Agora vamos aguardar a síntese dos grupos da segunda região, que será elaborada pela secretaria da equipe sinodal, e por fim a expectativa do resultado de todos os trabalhos para que possamos definitivamente aplicar na prática tudo o que foi discutido, estudado e rezado em nível diocesano”, conclui padre Luciano.

Serviço

No próximo dia 12 de fevereiro (domingo), das 8h às 12h, a nova Fase Continental será discutida na 3ª e 4ª Região Pastoral simultaneamente:

• Capela Nossa Senhora Aparecida, que pertence a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula, em Presidente Venceslau (SP);
  • Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Teodoro Sampaio (SP).