Espiritualidade e formação: 40 seminaristas da Diocese concluem retiro em Prudente

02/02/2024

Do dia 31 de janeiro a 2 de fevereiro, todos os 40 seminaristas da Diocese de Presidente Prudente estiveram reunidos para um Retiro Espiritual, com o tema: “Configurar-se a Cristo por meio de Maria”. O reitor do Seminário Diocesano, padre Anderson Félix da Silva, conduziu os momentos.

“O objetivo do retiro girou em torno de mostrar como podemos configurar-se a Cristo por meio de Maria, em especial na vocação ao sacerdócio”, destaca o reitor.

Atualmente, a Diocese conta com seminaristas que realizam o Ensino Médio e o Ensino Propedêutico no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP), e os que cursam Filosofia e Teologia no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP).

Programação

A espiritualidade teve início com a visita dos vocacionados ao Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, localizado na cidade de Londrina (PR). Lá eles puderam vivenciar um momento com uma irmã religiosa, visitaram os espaços do Santuário, participaram da Santa Missa e fizeram um passeio pela cidade.

Visita ao Santuário de Schoenstatt, em Londrina, abriu a programação (Seminário Diocesano / Cedida)

No final da tarde, retornaram para Presidente Prudente (SP) e tiveram adoração ao Santíssimo Sacramento.

O dia 1º de fevereiro foi marcado por três encontros de orientações, reflexões, orações, santo terço e momentos de ‘deserto’. O dia encerrou com a Santa Missa de Apresentação da nova Equipe Formativa da Diocese.

Professores, padres e seminaristas estiveram reunidos para a Santa Missa (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, foi o último dia das atividades. Logo pela manhã Santa Missa e a quarta orientação com apresentação do ‘deserto’ por seminários. Além disso, traçaram metas pessoas para o semestre. Houve ainda as considerações finais, entrega do material formativo e oração.

Retiro também contou com a presença do monsenhor Miguel Valdrighi (Seminário Diocesano / Cedida)

“Avalio como muito frutífero [esse retiro] por iniciar mais um ano letivo mergulhando no cerne de nossa vocação: Jesus Cristo, que nos chama a cada dia a se configurar com Ele, a exemplo de Maria, sua mãe, a primeira que acreditou sem ter visto, mas sentiu o Verbo Divino crescer em seu útero. Que o coração de cada vocacionado possa ser cada vez mais o ostensório vivo de Jesus Eucarístico para todos aqueles que vierem ao nosso encontro”, conclui o padre Anderson.

Às 15h, após o almoço e lanche da tarde, os seminaristas do Discipulado e da Configuração seguiram para o Seminário em Marília (SP). A partir de agora, todos eles dão início ao período formativo de 2024.