Diocese organiza Grupo de Teólogos Leigos para auxílio às pastorais e formações

17/04/2023

Na manhã do dia 15 de abril, no auditório da Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP), foi realizada uma reunião com a participação dos Teólogos Leigos egressos da Fajopa (Faculdade João Paulo II). O encontro foi convocado pelos padres Dirceu Montovani e Éverton Aparecido da Silva, com o objetivo de estruturar um Grupo de Teólogos Leigos Diocesano.

Estiveram presentes oito pessoas que trataram, juntamente com o padre Dirceu, sobre a importância em constituir um grupo de Teólogos considerando a continuidade da atualização teológica de seus membros, do contato entre eles e a manutenção de seus vínculos para com a entidade formadora (Fajopa).

O padre Éverton, como coordenador diocesano de pastoral, apontou a possibilidade de que este grupo possa, de forma subsidiária, auxiliar nos encaminhamentos junto às pastorais, principalmente no auxílio às atividades formativas.

Os participantes colocaram-se à disposição para mais esta tarefa diocesana e assumiram constituir um Grupo de Teólogos Leigos Diocesano.

Houve ainda uma sugestão para que os egressos de outras Faculdades de Teologia, além da Fajopa, que estejam integrados à Pastoral da Igreja diocesana ou queiram participar, possam também serem convidados.

Reunião ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Padre Éverton Silva / Cedida)

Conclusões

O coordenador do Grupo de Teólogos Leigos Diocesano será o padre Dirceu Montovani, secretariado por Roberval Apolonio Pedroso.

Juntos delinearam alguns objetivos para este Grupo:

a) Divulgar o curso de teologia principalmente entre os agentes de pastorais
diocesanos;
b) Implementar atividades que favoreçam a atualização teológica e pastoral de seus
membros através de mini-cursos, seminários, rodadas de estudos, etc. É importante
que continuemos a ter acesso ao acervo bibliográfico físico e digital da Fajopa.
c) Estar atento à realidade formativa diocesana e propor formação teológica para os
agentes de pastorais.
d) Oferecer assessoria para as pastorais.
e) Assessorar as regiões e suas paróquias na formação de seus agentes de pastorais.
f) Colaborar subsidiariamente com a Coordenação Diocesana de Pastoral
assessorando no planejamento pastoral. Levantar dados, prospectar, planejar,
organizar.
g) O grupo atuará junto da coordenação diocesana de pastoral, relativamente à
formação teológica e pastoral.

Como providências imediatas ficaram definidas:

a) Definir um calendário de trabalho com periodicidade mensal;
Recomendou-se que sejam ou às sextas-feiras (exceto na primeira semana
do mês) ou às segundas-feiras, mesclando entre presenciais e virtuais;
b) Criar um grupo de relacionamentos no WhatsApp;
c) Catalogar as habilidades de cada membro, suas especificidades;
d) Mapear/Identificar potencialidades na diocese e suas pastorais para
argumentação e indicação para a formação acadêmica;
e) Definir um cronograma para aplicação de cursos de formação livre de
teologia como atividades formadoras;
f) Cuidar para que contemplem temáticas transversais da teologia;
g) Definir um calendário de atualização teológica para os seus membros.