Tradicional “Caminhada com Maria” leva centenas de devotos às ruas de Prudente

02/05/2022

Na tarde desse dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador e início do Mês Mariano, centenas de devotos estiveram presentes na 19ª edição do Caminhando com Maria que contou com missas, orações, louvor e caminhada por avenidas e ruas de Presidente Prudente (SP) com a Imagem Peregrina da Mãe Aparecida.

A Santa, que foi trazida diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, foi celebrada logo cedo na Catedral São Sebastião, com missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, atual bispo diocesano. Logo após, houve uma carreata até o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Vila Marcondes, onde houve orações do Santo Terço e missa às 15h.

Santuário Mariano recebendo a visita da Imagem Peregrina (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A programação seguiu com a tradicional caminhada mariana que saiu do Santuário da Vila Marcondes, passando pela Avenida Washington Luís e Coronel José Soares Marcondes até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela. Um momento de fé e devoção, que estava suspenso há dois anos devido a pandemia e pôde ser retomado este ano.

Participaram sacerdotes, fiéis, religiosos, seminaristas e do bispo diocesano, responsável por carregar a Imagem. O padre Edcarlos Amorim Moreira da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Pq. dos Pinheiros) foi quem conduziu as orações e a animação durante o trajeto.

Tradicional caminhada estava suspensa há dois anos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O percurso teve um pouco mais de dois quilômetros e levou cerca de 1h30 para ser concluído. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da diocese e pode ser revisto clicando aqui.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) da Prefeitura Municipal garantiu a segurança dos devotos.

Sobre a caminhada, o atual coordenador e idealizador do evento, José Reginaldo Ramos, destaca o evento como importante e demonstra a gratidão a todos que ajudaram.

“Após tantas dores, tantas perdas e momentos tristes por causa da pandemia terrível que assolou o mundo, a gente avalia como positivo o nosso 19º Caminhando com Maria. Muitas bênção foram alcançadas, pessoas agradecendo a Mãe Aparecida. Ali na caminhada estavam quem realmente ama, confia e acredita em Nossa Senhora. Parabéns a toda a equipe!”, ressalta o coordenador.

Bispo ao lado dos coordenadores José Reginaldo Ramos e Claudinéia Rodrigues Ramos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Na chegada da Vila Maristela, em um momento simbólico, o bispo diocesano passou a Imagem Peregrina para a mãe do atual pároco da comunidade Nossa Senhora do Carmo, que na sequência entregou para o filho, padre Rodrigo Gomes de Moreno.

Gesto simbólico da passagem da Imagem da mãe para o filho (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Na Maristela, a Nossa Senhora Aparecida foi recepcionada e também houve a celebração da Santa Missa presidida por Dom Benedito Gonçalves, e concelebrada pelos padres Edcarlos Moreira e Rodrigo Gomes. Também contou com a presença do diácono Carlos Alberto.

Santa Missa contou com anúncio do novo santuário (Live do evento / Reprodução)

Novo Santuário

Na ocasião, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo também foi anunciada como novo Santuário, sendo o quarto na Diocese de Presidente Prudente. O bispo comentou o ocorrido na sua reflexão e deu o parecer favorável.

Novo brasão da comunidade

“Para que uma igreja seja elevada a Santuário, precisa ter alguns trabalhos realizados, fundamentos. Hoje começará a ser gestado o projeto de santuário. Em termos de participação, não tenho a menor dúvida, porque a paróquia atrai fiéis de vida participativa de várias regiões”, afirma Dom Benedito.

Durante um período, a comunidade será preparada com intensificação das orações até a data da Santa Missa de elevação, que ainda não foi definida. Sete capelinhas de Nossa Senhora do Carmo percorrerão as casas dos fiéis.

Capelas vão percorrer as casas até o Dia da Padroeira (Facebook Paroquial / Reprodução)

Programação

O início do Caminhando com Maria 2022 ocorreu na tarde do sábado (30/04), com a recepção da Imagem em frente a Uniesp e carreata até a Catedral São Sebastião, finalizando o dia com a Santa Missa.

Carreata percorreu as principais avenidas de Presidente Prudente (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Agora a programação segue com a peregrinação em duas paróquias:

11 a 13/05/2022 (Quarta a Sexta-feira) – Peregrinação da Imagem na Paróquia São José (Pres. Prudente).

14/05/2022 (Sábado), às 19h – Santa Missa de Despedida da Imagem Peregrina na Paróquia São José (Pres. Prudente).

18 a 21/05/2022 (Quarta-feira a Sábado) – Peregrinação da Imagem na Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Pres. Venceslau).

22/05/2022 (Domingo) – Santa Missa de Despedida da Imagem Peregrina na Paróquia Santo Antônio (Pres. Venceslau).