Clero da Primeira Região Pastoral se reúne para discutir temas pastorais e administrativos

21/02/2024

O clero da Primeira Região Pastoral da Diocese de Presidente Prudente esteve reunido na manhã de terça-feira, 20 de fevereiro, nas dependências do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, localizado na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP).

Participaram 27 clérigos (diocesanos e religiosos) que servem à igreja nesta cidade. Padre Sandro Rogério dos Santos – vigário episcopal da região – coordenou os trabalhos, acolheu novos membros da região e, agora, apresenta-nos um sumário do evento:

Na pauta, assuntos atinentes à vida pastoral das paróquias, como: catequese, ecologia integral, campanha da fraternidade, via-sacra no Morada de Deus, mutirão de confissões, normas pastorais para o batismo, MECEs, diversos encontros de formação e espiritualidade; os assuntos atinentes à administração das comunidades, como: processos matrimoniais digitais no Sistema Eclesial, formação do secretariado paroquial, visitas da empresa de saúde do trabalho, o funcionamento dos CAEPs; e, por fim, os assuntos da vida dos padres, como: seminário diocesano, retiro espiritual anual, confraternização, atualização teológica, e os encontros em nível diocesano do clero por faixa de idade presbiteral.

Ao todo, 27 padres participaram da reunião em Presidente Prudente

Em clima fraterno e sincero, de conversa e debates, a reunião encaminhou temas e possibilitou a articulação dos trabalhos comuns de pastoral urbana, contínuo desafio para a Igreja em todos os tempos, especialmente, nesta nossa época. A próxima reunião está agendada para o mês de abril.

*contribuição do padre Sandro Rogério dos Santos.