Igor e Anderson durante a missa de Instituição do Leitorato (Messias Araujo/Pascom Diocesana)

Família e amigos celebram instituição do ministério de leitorato com dois seminaristas

Dois seminaristas da Diocese receberam o primeiro ministério da caminhada vocacional

Luana Mariano / Pascom Diocesana

18/08/2019

A missa de instituição do ministério ocorreu na Paróquia Nossa Senhora das Graças no distrito de Montalvão em Presidente Prudente. Os seminaristas Igor Luís Nozabielli Luchetti, 23, e Anderson Sousa Lima, 23, estão no segundo ano de Teologia e receberam o ministério de leitorato.

Rito de instituição do ministério de leitorado realizado pelo bispo Dom Benedito (Messias Araujo/Pascom Diocesana)

A celebração foi presidida pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, concelebrada com os padres Wilton José Milhorança (Paróquia Sagrada Família), Rafael Andreatta (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Éverton da Silva (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja) e Alex João de Santana (Paróquia Nossa Senhora das Graças).

O ministério de leitorato é o primeiro recebido por um seminarista durante a sua formação. Posteriormente vem o ministério de acolitato, diaconato e ordenação sacerdotal.

Explicação do padre Éverton Aparecido da Silva, formador da Diocese, sobre o ministério de leitorado (Equipe Pascom Diocesana)

A mãe de Anderson, Juliana Sousa Cabral Lima, 39, contou como o filho percebeu a vocação ainda criança. “Ele já montava tipo um altar no quarto dele, as brincadeiras deles também com as crianças eram de celebrar missa, então é desde pequeno. Aí ele entrou e foi coroinha lá na paróquia e desse início seguiu até hoje.”

Igor também conta que desde pequeno sente vontade de entregar sua vida ao Senhor e foi através de uma pregação que teve a certeza de que estaria no caminho certo. “Meu chamado não se deu num momento específico, mas vejo hoje, olhando para trás, que se deu por meio de pequenas provas do amor de Deus em minha vida. O meu chamado foi sendo construído pelo próprio Deus em mim, e eu ao ser tocado por esse amor, ao longo das coisas do dia a dia, fui, aos poucos, dando minha resposta ao Senhor.”