Momento da consagração do ministério

Seminaristas recebem ministério de acolitato

Os três estão no terceiro ano do curso de Teologia e o próximo passo na formação é receber o ministério de Diaconato

Luana Mariano / Pascom Diocesana

24/08/2019

A Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima em Presidente Venceslau (SP) foi o local da missa presidida pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que entregou aos seminaristas Rodrigo Fernandes do Nascimento, 23, Rafael Sotocorno, 28, e Rafael Moreira Campos, 31, o ministério de acolitato.

Além do bispo diocesano, estiveram presentes os padres Wilson Donizete Lobo dos Santos (Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima), Ricardo de Souza Abraham (Paróquia São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima), Éverton Aparecido da Silva (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja), Rodrigo Gomes de Moreno (Paróquia Nossa Senhora do Carmo), Rodrigo Ajovedi (Paróquia Santo Antônio de Lisboa) e Alex João de Santana (Paróquia Nossa Senhora das Graças).

O ministério de acolitato é o segundo ministério da formação dos seminaristas, conforme explica o padre formador da Diocese de Presidente Prudente, Éverton Aparecido da Silva no vídeo abaixo.

Padre Éverton faz explicação sobre o ministério de Acolitato (Pascom Diocesana)

Vocação

O chamado de Deus na vida dos três seminaristas ocorreu em momentos distintos. Rodrigo conta que desde pequeno sua avó o levava para a igreja, mas foi na sua primeira comunhão que sentiu o primeiro sinal do caminho que deveria seguir. “Quando fiz o acampamento Mirim, me lembro muito bem em uma das missas na hora da consagração, parece que eu me via ali e aquilo mexeu muito comigo.”

Familiares e amigos de comunidade estiveram presentes na celebração (Luisinho Nomura/ Pascom Diocesana)

Já para Rafael Sotocorno, a primeira comunhão também foi um momento muito marcante, mas a confirmação de sua vocação só veio mais tarde, depois de graduado, durante uma experiência no curso Enchei-vos. “Aquela passagem quando Jesus diz a Pedro ‘Farei de vocês pescadores de homens’ foi o que despontou e entendi que realmente a minha vocação é a sacerdotal.”

Aos 18 anos, vivendo um momento de dúvida sobre seu futuro, o seminarista Rafael Moreira, em oração, recebeu o chamado de Deus. “Em um momento de oração Deus visitou minha casa, entrou no meu quarto e me chamou pelo nome dizendo que me queria padre. Estou na caminhada até hoje.”

O próximo ministério que os seminaristas irão receber é o diaconato e, posteriormente, o ministério sacerdotal, quando a partir desse momento cada um irá seguir para uma paróquia.