“Dia de Finados é para reavivar o dom da vida e da fé”, diz Dom Benedito

Durante o dia, fiéis puderam rezar, levar flores, acender velas e participar de sete celebrações eucarísticas

Evandro Marques / Pascom Diocesana

04/11/2019

No último sábado (02/11), a Igreja celebrou o Dia de Finados. Em Presidente Prudente (SP), dois cemitérios da cidade receberam milhares de fiéis que tiveram a oportunidade de participar de sete missas que ocorreram durante todo o dia. 

Fiéis vieram orar e refletir no Dia de Finados (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

“Quis a providência divina, que mais uma vez nos reuníssemos aqui [cemitério] para celebrarmos a memória de nossos irmãos falecidos. Este Dia de Finados é um convite a todos nós reavivarmos em nosso coração o dom da vida, mas também o dom da fé. Reconhecer que Cristo venceu a morte e quer que todos nós tenhamos vida”, afirma Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano durante a homilia. 

“Reconhecer que Cristo venceu a morte e quer que todos nós tenhamos vida”, ressalta Dom Benedito Gonçalves (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

No Cemitério São João Batista, a primeira Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo diocesano em homenagem aos militares mortos em serviço na região. Ao todo, existem 13 policiais enterrados no cemitério local. 

Estiverem presentes os padres da Diocese José Altino Brambilla (Paróquia Santa Rita de Cássia), Carlos Eduardo Biral (Paróquia São Miguel Arcanjo), David Aparecido Bezerra da Silva (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos), Éverton Aparecido da Silva (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja), Paulo César da Costa (Paróquia São Francisco de Assis) e Paulo Nunes de Araújo (Capelão do Hospital Regional), além de autoridades policiais, que fizeram parte da celebração. Ao decorrer do dia houveram outras cinco missas no local. 

Clero, fiéis e autoridades policiais se reuniram para a Celebração Eucarística (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Para o coronel da Polícia Militar, Adilson Luís Franco Nassaro, comandante do Comando de Policiamento do Interior 8 (CPI-8), a celebração foi um momento de agradecer a Deus por mais um ano sem policiais mortos na região e rezar pelos que já partiram.  

“Nós estamos juntos, reverenciando, lembrando os nossos mortos e a Polícia Militar lida com esse Dia de Finados também como oportunidade de lembrar aqueles heróis que deram a vida em benefício de toda comunidade”, afirma o coronel da PM Franco. 

Coronel da PM Franco aproveitou o momento para agradecer e leu uma nota oficial da Polícia Militar (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Já no Cemitério Parque da Paz, os padres Milton Gonzaga de Lima (Paróquia Nossa Senhora de Lourdes), Pedro Nilton Guarinão (Paróquia São Paulo Apóstolos) e monsenhor Mauro Laércio Magro (Paróquia São Lucas), celebraram duas missas no local. Fiéis aproveitaram a ocasião para acender velas, levar flores e rezar pelas almas dos falecidos. 

Momento de saudade também para quem visitou o cemitério (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Antônio Aparecido Garcia, 65, militar aposentado, veio ao cemitério para celebrar a vida e orar. “Nós cristão devemos rezar pela Igreja que padece. A Igreja que padece são eles [falecidos] que nós não sabemos se estão na vida eterna. Há esse tempo para eles e a nossa oração é muito importante.” 

Esperançosa, Ermelinda Venina Mazaro Alcanfor, 80, do lar, está motivada pela vida eterna: “Deus já está comigo e eu estou preparada para o meu dia. Quando a gente anda direito, anda corretamente e segue, o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada. ”

Carlos Antônio Serrinha, 38, tratador de animais, veio homenagear sua mãe. “É um momento de muita saudade. A morte é muito triste e agora nos basta rezar por ela. Peço para Deus iluminar onde ela estiver.”

Carlos Serrinha é católico e conta que reza para que a mãe esteja em um local melhor (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Veja a galeria de fotos completa do Dia de Finados clicando aqui.

Entrevista

Durante entrevista concedida para a Pascom Diocesana, Dom Benedito explicou sobre o significado do Dia de Finados e deu uma bênção aos ouvintes. 

Além disso, o bispo diocesano explicou o que podemos fazer, aqui em terra, pelos fiéis defuntos. 

Deixe seu comentário!

Onda Viva