Messias Araujo atua tirando fotos na Pascom há 11 anos (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Agente da Pascom vence concurso de fotografia em Prudente

Imagens ganharam na categoria “Praça do Centenário” do concurso municipal fotográfico “Sob suas lentes, o seu lugar em Prudente”

Evandro Marques / Pascom Diocesana

07/09/2019

O agente da Pastoral da Comunicação, Messias Pereira de Araujo, foi o ganhador da vez! Ao todo, ele se destacou no concurso de fotografia municipal com três fotos tiradas na categoria “Praça do Centenário”.

O anúncio do prêmio foi feito na última quinta-feira (05/09) pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) de Presidente Prudente (SP).

Fotografias vencedoras foram tiradas na Praça do Centenário, em Presidente Prudente
(Messias Araújo / Pascom Diocesana)

“Foi uma surpresa, fiquei muito contente. Não esperava ganhar nada, a concorrência é grande e tem vários talentos. Esses prêmios servem para nos incentivar e cada vez melhorar mais a qualidade das fotos”, afirma Messias Araujo. 

O tema do concurso fotográfico foi “Sob suas lentes, o seu lugar em Prudente” criado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) juntamente com a Grazieli Oliveira Ostete. 

Em julho deste ano, outra agente da Pascom venceu em segundo lugar o concurso de Fotografia Religiosa em nível nacional, na categoria “Fotografia e Liturgia”. 

Fotografia do Santíssimo Sacramento exposto foi tirada na Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São José de Anchieta (Priscila Morbeque \ Pascom Diocesana) 

História

Messias Pereira de Araujo, 69, aposentado, faz parte da Pastoral da Comunicação (Pascom) desde 2008. Porém, antes de ingressar no grupo, passou por problemas sérios de saúde e precisou ser submetido a uma cirurgia. 

“Fiz uma promessa para Nossa Senhora Aparecida pedindo para que ela intercedesse por mim junto ao Nosso Senhor. Assim, eu iria modificar a minha maneira de viver e agradecer a Deus de uma forma diferente”, explica Messias Araujo. 

De acordo com ele, o médico dizia que o procedimento era complicado, porém Messias acredita que a fé em Nossa Senhora o livrou da morte. 

Então, a convite dos próprios fiéis, que pediam para ele sempre tirar as fotos na Comunidade Santa Maria dos Anjos, em Presidente Prudente (SP), em 2008, ele entrou para a Pascom. 

De lá para cá, já foi agente na Paróquia São Francisco de Assis, na mesma cidade, onde ficou até 2014. Em 2015 foi convidado a fazer parte da equipe de fotografia do “Caminhando com Maria”, na qual ajuda até hoje. 

“O grupo é sensacional, humildade a toda prova, gentileza, todos engajados na mesma fé. O ponto forte para que a gente permaneça unido é a devoção em Nossa Senhora”, ressalta Messias Araujo. 

Messias Araújo está há 11 anos na Pastoral da Comunicação
(Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Desde 2015, o agente foi convidado pelo pároco a integrar a Pascom da Paróquia Menino Jesus de Praga de Presidente Prudente (SP). 

Messias conta que iniciou na pastoral com uma câmera digital. Conforme foi passando o tempo, foi adquirindo novos equipamentos. Hoje conta com uma câmera profissional. “A Pascom aliava duas coisas que sempre gostei: divulga a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, o evangelho, e faz uso da fotografia.” 

Além de agente da Pascom da Paróquia Menino Jesus de Praga e da Pascom Diocesana, Messias é missionário pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), leitor e membro da Pastoral Familiar da Paróquia Menino Jesus de Praga. 

Pascom 

O grupo de agentes da Pastoral da Comunicação vem se fortalecendo desde 2014, quando foi criado uma equipe de fotografia para fazer a cobertura do evento “Caminhando com Maria”. De lá para cá, os fotógrafos vêm aprendendo juntos e aumentando a paixão pela fotografia. 

“A Pascom representa, para mim, a melhor forma de mostrar tudo o que é bom em nossa igreja”, ressalta Messias Araujo. 

Sonia Cavalcante, agente da Pascom Diocesana e da Paróquia São José de Presidente Prudente (SP), está no grupo desde 2015 e conta que, com a equipe, sempre tem novos aprendizados. “Somos uma família, não tem competição, sempre trocamos ideia. É muito gratificante fazer parte do trabalho pastoral, ficar ao lado da Mãezinha.”

Messias Araújo e Sonia Cavalcante lado a lado a serviço da Pascom
(Luciano Opka / Pascom Diocesana)

Das 54 paróquias da Diocese, 44 atualmente possuem uma Pastoral da Comunicação ou alguém que cuida da comunicação da Igreja. No último sábado (31/08), foi lançado o Novo Site Diocesano, desenvolvido por um trio de alunos de uma universidade prudentina, no qual reuniram-se agentes de 20 paróquias da Diocese.

Serviço

A Pastoral da Comunicação está aberta para receber novos membros. Procure o coordenador da Pascom de sua paróquia e demonstre interesse em querer ser um agente.

As fotografias vencedoras de Messias Araujo foram:

Deixe seu comentário!

Onda Viva