Vocacionados do Seminário Diocesano escrevem textos sobre o discernimento da vocação

27/08/2020

O mês de agosto é conhecido tradicionalmente por ser o mês das vocações. A cada domingo, a igreja busca refletir sobre uma determinada vocação e falar do chamado de Deus na vida de cada um.

Em busca de refletir sobre o tema, dois vocacionados do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente, Alexandre Andrade da Silva e Leonardo de Souza Santos, escreveram textos para serem divulgados no site da instituição.

Leia abaixo, na íntegra, os textos dos vocacionados:

A vocação é um caminho

Por: Leonardo de Souza Santos

Para que possamos ter uma melhor compreensão da dimensão vocacional, devemos procurar compreender como ocorre o processo de transformação da vida humana a partir dos desígnios de Deus.

Todos nós precisamos de conversão. Assim foi com os Santos e assim há de ser também conosco. Eis o primeiro passo para darmos prosseguimento num processo vocacional, a conversão.

Santo Agostinho nos ensina verdadeiramente que só podemos amar aquilo que conhecemos. Pois então busquemos traçar em nossa vida um projeto constante de busca pela conversão para que possamos autenticamente conhecer Deus, ama-lo fielmente através dessa via de conhecimento, e assim posteriormente possamos servi-lo através do nosso chamado

Servir a Deus é um caminho que designa sempre um caminho árduo e sublime de renúncias. É místico renunciar e ser feliz por esta opção, justamente São Paulo deixou explícito para a comunidade de Corinto que “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus” (I Cor 1,18).

Firmado no poder e na graça de Deus em um caminho traçado por meio da vida comunitária, somos todos pois  chamados a responder um anseio que supera as nossas forças e nos move a imolar-se com o Cristo, e a ter um projeto de vida que empenhe-se na salvação das almas, uns respondem estes anseios como leigos, outros pela vida religiosa e alguns pela vida sacerdotal. Entretanto, todos são convocados a colocar-se como os operários da vinha “A Colheita é grande, mas poucos são os operários” (Mt 9, 37).

Vocação é, portanto, um chamado respondido, porém, antes de se ouvir aquele que chama, é necessário conhecer a voz de Deus, ter uma vida de intimidade com Deus, capaz de nos impulsionar rumo ao serviço do próximo, para que assim, intimamente ligados com Deus, possamos servir também os nossos irmãos.

Vocação

Por: Alexandre Andrade da Silva

No mês de agosto, toda a Igreja celebra as vocações que são provenientes de Deus. A própria palavra vocação vem do latim vocare, que quer dizer chamar, ou seja, um chamado que é feito por Nosso Senhor Jesus Cristo. A vocação sacerdotal é de suma importância para a vida da Igreja fundada por Nosso Senhor. A importância é tamanha que São João Maria Vianney, padroeiros dos sacerdotes disse:

“Quem coloca Jesus no Sacrário? O padre. Quem acolheu nossa alma na entrada da vida? O padre. Quem alimenta nossa vida na peregrinação terrestre? O padre. Quem prepara nossa alma para comparecer diante de Deus? O padre. É o padre quem dá continuidade a obra da redenção na terra”.

Esta belíssima vocação é um dom de Deus fora constituída na quinta-feira Santa, véspera de sua paixão, porém antes disso já vemos o pedido que Cristo faz a seus discípulos para cuidar de suas ovelhas.

Mas como podemos saber se alguém recebeu o chamado de Deus para essa missão? Para qualquer comunicação é necessário um emissor que fornece a mensagem e um receptor que recebe e interpreta, quem faz o chamado é Deus, cabe a nós ouvir. Porém não podemos nos esquecer que todos nós possuímos uma vocação, seja matrimonial, sacerdotal, de vida consagrada etc, por isso além de ouvir deve discerni, ou seja, entender aquilo que o Senhor está me chamando, por isso é necessário fazer um acompanhamento com um padre que poderá ver quais são os indícios de vocação, ou se é apenas um respeito ou admiração, após analisado isso, o futuro sacerdote se abre para a formação, que como uma pedra preciosa, vai se polindo para mostrar todo seu brilho e valor, e desta forma salvar o máximo de almas para o reino de Deus.

Diante disso e atendendo outro pedido de Nosso Senhor, rezemos sempre pelas vocações, para que Deus seja sempre generoso, concedendo guias para nossa vida espiritual e principalmente Santos que viveram suas vocações e assim alcançaram a santidade.