Diocese inaugura primeira Ermida Igreja do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil

07/05/2024

No último fim de semana, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu os ritos de inauguração e dedicação da primeira Ermida Igreja do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. No sábado (4), ocorreu a inauguração do espaço e no domingo (5) a dedicação. Ela fica localizada atrás na Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP).

As ermidas fazem parte da tradição da Igreja. Originalmente, como o próprio nome já diz, ermida se refere a uma imagem de Cristo, de seus santos ou de Nossa Senhora colocada em lugares ermos, isto é, afastado das cidades, em estradas, no meio da natureza, para despertar naqueles que o contemplam a devoção e a fé.

Local é aberto e foi construído em meio a natureza (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Por ser também uma Igreja, o espaço é aberto para celebração jubilares, missas, casamentos, batizados. A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja ficará responsável por administrar o local.

“Queremos que seja um espaço de fé, de oração, de espiritualidade e de encontro com as graças do
Santuário de Schoenstatt. Esta Ermida é mais um sinal da presença materna de Maria em meio a nós. A Mãe de Deus quer ser nossa educadora na fé, na vida e nos despertar, por meio da Aliança de Amor, para
colaborarmos ativamente na renovação religiosa e moral de nossa sociedade. Aqui também todos são
convidados a viver uma experiência com a Virgem Maria!”, destaca o comentarista no rito de inauguração.

A Ermida Igreja foi dedicada a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. “A imagem de nossa Mãe e Rainha nesta ermida nos fala da certeza da vitória de nossa fé, pois ela nos abriga em seu coração maternal e como nossa Mãe e Educadora nos envia em missão. Cremos com o padre José Kentenich que dizia: ‘Maria é a grande missionária e Ela fará milagres!'”, afirma a organização do evento.

Na Diocese, a história teve início em setembro de 2018, quando membros do Movimento Diocesano Apostólico de Schoenstatt procuraram Dom Benedito com o objetivo de edificar uma ermida da Mãe Rainha na Diocese de Presidente Prudente. Ele cedeu o local e incentivou a construção. A partir daí os trabalhos não pararam mais.

Obra foi inspirada nas capelinhas de Schoenstatt (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

As obras foram iniciadas em 2019 e a ermida foi inspirada nas capelinhas de Schoenstatt, da Alemanha. “O objetivo é ter um espaço de oração para que as pessoas possam, conforme diz o lema da Mãe Rainha, serem educados por Nossa Senhora”, afirma o pároco, padre Éverton Aparecido da Silva.

No sábado, 4 de maio, a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja celebrou uma Santa Missa na Matriz que foi precedida pelo rito de inauguração. A ocasião foi presidida pelo bispo diocesano.

Logo após, os fiéis saíram em procissão até a ermida onde houve a bênção solene do local. Ao final, os devotos se aproximaram para fazer suas próprias preces e agradecimentos à Mãe Rainha.

Já no domingo, 5 de maio, houve o Rito de Dedicação do local. Na ocasião, o bispo ungiu e incensou o altar e as paredes da ermida. Também houve a iluminação do altar e da Igreja.

Talha “Capital de Graças”

No presbitério da Ermida, sempre haverá uma talha, uma peça que parece um jarro, uma ânfora. Ao longo do mês, ela vai se enchendo com papéis e bilhetes repletos de intenções e compromissos pessoais registrados pelo esforço de cada um por uma vida de santidade. Estas intenções e compromissos serão colocados por todas as pessoas que visitarão esta ermida.

Espaço conta com uma talha que receberá as intenções dos fiéis (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Aquilo que será colocado na talha são os presentes de amor entregues ao Capital de Graças de Nossa Senhora, a fim de que ela os distribua àqueles que necessitam. Capital de Graças é o nome dado ao “tesouro” que a Mãe distribui a partir do Santuário. Todo dia 18 de cada mês, dia da Renovação da Aliança de Amor, esses papéis serão queimados na pira, elevando ao céu todos os sacrifícios.

Este símbolo da talha remete à leitura bíblica das Bodas de Caná, quando Jesus transforma a água em vinho: “Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. Jesus ordena-lhes: ‘Enchei as talhas de água’. Eles encheram-nas até em cima” (Jo 2, 1-11).

No dia 18, as intenções depositadas na talha serão queimadas durante celebração (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Serviço

A Ermida Igreja Mãe Rainha já conta com uma programação mensal organizada pela Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja:

• Todo dia 18, data que marca a Renovação da Aliança de Amor com a Mãe Rainha, haverá Santa Missa no local;
  • Toda quinta-feira, após a missa na paróquia, haverá Santo Terço dos Homens na ermida.

O espaço é aberto para orações e acolhida de todas as pastorais, movimentos, serviços, comunidades e paróquias da Diocese. Para agendar um evento no local, entre em contato com a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. O telefone é: (18) 3908-1628.

Ela está localizada na Rua Padre João Goetz, atrás da Cúria Diocesana (nº 400), no bairro Jardim Esplanada, próximo à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Igreja do Seminário).