Seminário Menor e Maior dão início ao ano letivo com 29 seminaristas da região

07/02/2023

É hora de voltar a rotina! Essa segunda-feira (06/02) foi marcada pelo retorno aos estudos dos seminaristas e vocacionados dos dois seminários que fazem parte da formação diocesana, que inclui desde o ensino médio até a filosofia e teologia. Ao todo, 29 seminaristas estão na caminhada sacerdotal representando a Diocese de Presidente Prudente.

Seminário Menor

No Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, localizado em Presidente Prudente (SP), a segunda-feira teve início com uma Santa Missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Participaram benfeitores, professores, vocacionados, padres e o bispo (Instagram Seminário Menor / Reprodução)

Ao todo, 16 vocacionados estão em formação na instituição este ano, sendo dois enviados da Diocese de Araçatuba, que por motivos de diminuição de custos, se uniram a Presidente Prudente. A formação ficou assim:

• Dois no 1º ano do Ensino Médio
  • Um no 2º ano do Ensino Médio
  • Um no 3ª ano do Ensino Médio
  • Oito no 1º ano Propedêutico
  • Quatro no 2º ano do Propedêutico

A celebração, que ocorreu na capela interna do local, contou com a presença dos professores e benfeitores do Seminário Diocesano. Concelebraram com o bispos os padres Anderson Félix da Silva, reitor, e o Sanderson Vergara, ecônomo.

Santa Missa ocorreu na capela interna da instituição (Instagram Seminário Menor / Reprodução)

Seminário Maior

Em Marília (SP), no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, onde os seminaristas cursam Filosofia e Teologia, houve uma Assembleia Geral para discutirem assuntos gerais da casa, bem como: calendário do semestre, divisão de trabalhos e acolhida dos formadores para o novo ano letivo.

(Marcos Giovanni / Cedida)

O encontro ocorreu no auditório da Faculdade Fajopa. Atualmente, a Diocese de Presidente Prudente conta com 15 seminaristas em formação no local e divide o espaço com as Dioceses de Lins, Ourinhos, Araçatuba e Assis.

Deus abençoe a caminhada de cada vocacionado e seminarista nessa busca pelo sacerdócio. Em especial neste ano vocacional, pedimos ao Pai que novos homens sejam despertados a essa vocação para servir na casa do Senhor!