Quarta-feira de Cinzas: bispo preside missa de abertura da Quaresma e da CF 2023

23/02/2023

Nesse dia 22 de fevereiro, a Quaresma teve início na Igreja Católica como um todo com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. Também teve início a Campanha da Fraternidade 2023. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP).

O momento contou com a presença de centenas de fiéis e foi concelebrado pelo monsenhor José Antônio de Lima, cura da Catedral.

Monsenhor José Antônio concelebrou com o bispo (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Logo no início da celebração, houve um breve momento de explicação sobre o cartaz da Campanha da Fraternidade, que traz como tema: “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

“Muito mais do que saber números de famintos, nós precisamos ter consciência de que esses famintos estão muito perto de nós, batendo a nossa porta, nos semáforos. Nós precisamos ter consciência de que a fome é algo que não pode esperar. O cartaz nos apresentam as mãos que doam, que oferecem aquilo que Deus nos dá. Muitas vezes, o que nos sobra é o que falta na mesa de muitos dos nossos irmãos. Então, essa riqueza que se produz, precisa ser partilhada, distribuída fraternalmente”, afirma Paula Alexandra Piveta Santos, representante da equipe de Liturgia na Catedral.

Campanha da Fraternidade 2023

Sobre como ajudar os mais necessitados, Paula destaca o papel das igrejas que contam com pastorais voltadas a esse trabalho. “A Pastoral da Solidariedade [da Catedral] entrega até 80 marmitas, todas as quintas-feiras, para essas pessoas que tem urgência. […] Então, se você tem o que dar, pela bênção e graça de Deus, partilhe conosco, não aquilo que sobra, mas com consciência e responsabilidade, porque só assim, a solução da fome, aquele número que nos assusta, vai começar a diminuir.”

Paula Piveta explicou sobre o cartaz da CF 2023 (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Na homilia, Dom Benedito destacou a importância desse período de 40 dias. “A Quaresma é esse tempo rico que a Igreja oferece a cada um de nossos filhos para que preparemos nosso coração para a grande Solenidade cristã, a Páscoa. É tempo de revermos como estamos vivemos a nossa vocação cristã, tempo de reconciliação e conversão, voltando nosso coração para Deus, suplicando perdão, misericórdia.”

Dom Benedito falou da importância da Quaresma (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Durante a reflexão, ele discorreu sobre três exercícios quaresmais, que ajudam os cristãos a viverem coerentemente a vocação: oração, jejum e esmola.

“A alma depende da oração. Precisamos ser pessoas de oração, não só na Quaresma, mas toda nossa vida. Toda vez que nos colocamos em oração, é como Deus tivesse pegando a chave da porta e abrindo para que entre a luz divina. Já o jejum nos ajuda a mortificar o corpo, os desejos carnais, para que assim a graça penetre em nosso coração. No caso da esmola, exercitamos a caridade. Ela é um dos grandes sinais que temos Deus no coração”, explica Dom Benedito.

O bispo enfatizou ainda a importância de estarmos no caminho de Cristo. “Passamos um período difícil de pandemia, mas todos nós estamos sujeitos a perder a vida. Vejamos os irmãos na tragédia da chuva no litoral. Foi uma catástrofe, que pode atingir qualquer um de nós. Por isso é importante deixarmos Cristo morar em nós. Aprendamos ser pessoas de fé, esperança e acima de tudo, pessoas caridosas.”

Durante o tradicional rito de imposição das cinzas, o celebrante e os ministros disseram: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’. A expressão refere-se ao início da pregação de Jesus e nos lembra que a vida cristã se inicia com a conversão.

Imposição das cinzas é uma lembrança a conversão (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

A cinza representa um sinal de humildade, recordando o cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

As cinzas representam a humildade (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

A celebração durou cerca de uma hora e encerrou com a bênção do bispo e do sacerdote. Veja o álbum completo de fotos da celebração clicando aqui.