Pastoral Carcerária Diocesana realiza reunião de articulação e expansão

16/02/2023

Nessa quarta-feira (15/02), a Pastoral Carcerária Diocesana promoveu uma reunião de articulação, organização, planejamento e levantamento da realidade local, no intuito de expandir suas atividades de forma sólida. O padre Jailton Pereira de Brito foi apresentado como assessor eclesiástico.

“Estive preso e fostes me visitar (Mateus 25, 36). O objetivo dessa primeira reunião foi dar o primeiro passo para cumprirmos a Palavra de Deus, para aumentar o número de unidades prisionais assistidas na Diocese”, destaca o coordenador da pastoral, Adauto da Silveira, 54.

Ao todo, a pastoral conta com sete agentes, juntamente com o padre assessor, que atuam em duas unidades da região: Penitenciária do Distrito do Montalvão e o Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente.

Segundo o coordenador, o núcleo da Pastoral Carcerária atua há cerca de 20 anos. “Todas as sextas-feiras, é realizada a Missa ou Celebração da Palavra, onde levamos o amor de Deus e sua misericórdia, através dos sacramentos, principalmente Reconciliação e Eucaristia, ‘lembrando’ os internos de que são filhos de Deus e não foram abandonados por Ele, que é possível uma mudança de vida a partir da fé em Jesus Cristo.”

No Oeste Paulista, existem 10 unidades prisionais que contam com cerca de 11 mil detentos (dados de 2020). A Pastoral Carcerária trabalha em busca de alcançar o maior número possível.