Paróquias de Prudente realizam tradicional Via Sacra no Santuário Morada de Deus

24/03/2023

No dia 3 de abril, segunda-feira santa, a Diocese de Presidente Prudente voltará a realizar a tradicional Via Sacra no Santuário Morada de Deus, em Álvares Machado (SP), após três anos suspensa, devido a pandemia. O evento é marcado pela espiritualidade da Semana Santa, na qual os fiéis percorrerão cerca de dois quilômetros de caminhada, revivendo os passos de Jesus a caminho do Calvário.

Fiéis percorrem cerca de dois quilômetros passando por 14 estações (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

“O Mistério da Paixão de Cristo é evidenciado na contemplação das catorze estações destacadas nas esculturas –verdadeiras obras de arte– que convidam e ajudam a rezar. Assim, o centro dessa atividade é oração e meditação”, destaca o padre Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da Primeira Região e um dos organizadores do evento.

Ao final, haverá uma reflexão e a bênção de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. “Destaque-se que em tempos de Sínodo sobre a Sinodalidade, somos igreja que quer (e precisa) caminhar juntos. Caminharemos juntos uns com os outros e caminharemos juntos com Jesus Cristo, Nosso Senhor”, afirma o presbítero.

A organização da Via Sacra é responsabilidade do vicariato da 1ª Região Pastoral, que congrega vinte e quatro paróquias. Os representantes de parte das paróquias assumem o carregamento da cruz e a leitura de motivos e orações nas estações durante o percurso.

As paróquias de Prudente ficam responsáveis pela organização da Via Sacra (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

Espero que o evento traga muitos benefícios espirituais para os caminhantes e para a nossa querida e amada Diocese de Presidente Prudente. Minha expectativa é que os fiéis presentes ao Santuário Morada de Deus levem sua vida e se deixem alcançar pelo Mistério. O amor vence sempre! E o povo que caminha junto há de chegar muito mais longe”, finaliza padre Sandro.

Serviço

A Via Sacra terá início às 20h no Santuário Morada de Deus, localizado no campus III da Unoeste, em Álvares Machado (SP). O acesso ao local deverá ser feito pela Estrada Vicinal Vereador José Molina, sentido ao Distrito de Coronel Goulart. Neste dia, a entrada principal, da Rodovia Raposo Tavares é fechada. Os portões estarão abertos para os fiéis a partir de 19h.

O local conta com estacionamento amplo e gratuito. A recomendação é manter o veículo com vidros fechados, porta-malas trancados e, se possível, acione o alarme. Não deixe objetos de valor dentro do carro e em local visível. Identifique o local onde o seu veículo estiver estacionado fixando um ponto de referência.

Local conta com amplo estacionamento de veículos (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

Para quem deseja levar crianças, procure identificá-las com nome, endereço e telefone, mantendo sempre próximas e sob o campo de visão. É importante sempre se manter junto à procissão. Observe com atenção a existência de lagos no local, respeitando as muretas e a sinalização para evitar imprevistos. É recomendável que se leve água.

Ao final do evento, não tenha pressa e saia com calma. Observe a sinalização e as orientações da polícia no local. Não será permitida a saída pela portaria que dá acesso à Rodovia SP-270 Raposo Tavares. A saída será feita também pela vicinal que liga o município de Álvares Machado (SP) ao Distrito de Coronel Goulart.

Alguns órgãos auxiliam na logística e organização do evento: APEC, Bombeiros, CART, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Prefeitura Municipal de Álvares Machado e Sabesp.

(Arte: O Imparcial)