Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio completa 58 anos de criação

03/05/2021

No dia 1º de maio, sábado, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Teodoro Sampaio (SP), celebrou o aniversário de 58 anos de criação da igreja. Atualmente, o pároco da comunidade é o padre Marcos Paulo Cestare de Souza.

História

As primeiras missas realizadas em Teodoro Sampaio (SP) foram campais, celebradas na Avenida Cuiabá pelo padre Eugênio Sanchez Lopes, de Santo Anastácio (SP). Na época, a comunidade ainda pertencia a Diocese de Assis.

Em 1953, o bispo coadjutor de Assis, Dom José Lázaro das Neves, presidiu uma Santa Missa em Teodoro Sampaio (SP). Neste ano, deram início a construção de uma capela para as celebrações. No ano seguinte, 1954, é inaugurada uma capela de madeira dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

Primeira capela de madeira construída na cidade (Livro Tombo / Arquivo)

De 01/03/1957 a 29/04/1963, Teodoro Sampaio (SP) passou a pertencer a Paróquia Santa Teresinha de Mirante do Paranapanema (SP). O padre Ramón Nieto Suarez foi quem passou a celebrar no local.

A partir do dia 16 de janeiro de 1960, com a criação da Diocese de Presidente Prudente, a região de Teodoro Sampaio (SP) passa a pertencer a esta diocese. O primeiro bispo foi Dom José de Aquino Pereira.

Igreja Matriz criada em 1963 (Livro Tombo / Arquivo)

No dia 1° de maio de 1963, há 58 anos, ocorre a fundação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, padroeira do município, tendo como primeiro padre, Francisco José Geissner.

*Fonte: Livro Tombo da Paróquia.

Reforma e construção da nova Igreja Matriz (Livro Tombo / Arquivo)
Vista interna da nova igreja após reformas (Pascom Diocesana / Arquivo)