Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes completa 90 anos

Pastoral da Comunicação

29/09/2020

Neste dia 29 de setembro, há 90 anos atrás, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida do município de Presidente Bernardes (SP) era criada. Na época, a então capela, foi elevada paróquia por Dom Antônio dos Santos, bispo da Diocese de Assis.

História

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes (SP) foi criada no dia 29 de setembro de 1930. O primeiro padre da comunidade, padre David Corso, foi nomeado pároco por Dom Antônio dos Santos, bispo da diocese de Assis, à qual pertencia a paróquia na época. Atualmente, padre David está em processo de beatificação.

Após sua saída de Presidente Bernardes, padre David Corso recebe o título de Monsenhor (Pascom Paroquial / Arquivo)

A primeira igreja, enquanto capela, foi construída com madeiras ao lado do local onde está situada a atual igreja Matriz. Antes do padre David, a comunidade era assistida pelo sacerdote José Gonçalves, além de outros padres que vinham esporadicamente celebrar a missa e ministrar os sacramentos.

No dia 7 de dezembro de 1930 ocorreu a solenidade de lançamento da pedra fundamental no local da futura igreja matriz. A celebração foi acompanhada de grande número de fiéis, presidida pelo padre David Corso. Iniciou-se então o mutirão para a construção da igreja matriz.

Interior da Matriz inacabado na década de 30. Ao centro, padre David Corso (Pascom Paroquial / Arquivo)

Tempos depois foi concluído o primeiro estágio da construção do atual porão situado no subsolo da igreja, onde eram celebradas as missas e outras atividades da comunidade.

Em 1933, o padre David Corso recebeu a provisão de pároco. Após isso, inicia-se a construção da parte superior da Igreja, também em regime de mutirão, contando com a colaboração generosa de toda comunidade. Já a partir de 1936, passa-se a usar a parte superior da igreja, embora estando a obra inacabada.

Vista da parte de trás da paróquia na década de 30, época da construção da parte superior (Pascom Paroquial / Arquivo)

Em 1937, com a obra concluída, foi inaugurada a igreja matriz. Após a transferência do padre David Corso, assumiu a paróquia o padre José Rodrigues Coimbra, onde atuou entre os anos de 1936 a 1940.

Década de 30 durante o fim da primeira etapa da construção da parte superior (Pascom Paroquial / Arquivo)

A partir de 1940, assumiu a paróquia o padre Orlando Luiz Gazola. Com ele iniciou se a construção das torres em 1941, a pintura da igreja pelo pintor argentino Funis, a construção dos altares e as instalações dos lustres.

Nos anos de 1946 a 1951, o padre Emílio Schimidt, como pároco, concluiu a construção das duas torres, concluindo toda a igreja.

Vista da Igreja Matriz na década de 40 (Pascom Paroquial / Arquivo)

De 1952 a 1958, o padre Adolfo Emerick coordenou os trabalhos pastorais, reformou o telhado e restaurou a pintura do presbítério. Coordenaram e orientaram a caminhada da comunidade nos anos de 1958 a 1959, os padres Teodoro Stnik e Teo Bange; 1959 a 1961, o padre Geraldo Hartman; 1961 a 1966, o padre Cornélio Kaniebeler; 1966 a 1968, o padre Luiz Shineider.

Primeira Comunhão celebrada pelo padre Luiz Shineider (Pascom Paroquial / Arquivo)

No período de 1968 a 1972, foi pároco da comunidade o padre James Heneglan (irlandês), conhecido por padre Tiago. De maio a setembro de 1972, assumiu como coordenador da Pastoral da Juventude e coadjuntor do padre James Heneglan, o padre George Boran.

Vista de frente da Matriz durante a década de 60 (Pascom Paroquial / Arquivo)

De 1972 a 1977, atuou como pároco, o padre Antonio do Carmo Ribeiro. Já de 1978 a 1983, o pároco Antonio Hilário Felici é quem esteve a frente das atividades da comunidade e realizou a construção da nova casa paroquial.

A partir de 1983, o padre Wilson Donizeti Moraes Lobo assumiu como pároco e coordenou a construção do Centro de Catequese, a Capela São José da Vila Operária, a restauração e pintura da igreja matriz, incentivou e dinamizou diversas pastorais, a liturgia e o engajamento sócio político. Vieram também para o serviço missionário da comunidade em 1995 as Irmãs Missionárias da Congregação de Santana.

Em 1996, o padre Umberto Laércio Bastos de Souza foi nomeado para a paróquia para auxiliar o padre Wilson Lobo. No dia 1º de setembro de 1997, padre Wilson foi transferido para Presidente Venceslau (SP). Permaneceu assim o padre Umberto. No mesmo ano, o padre Wilson Cristovan veio auxiliá-lo por alguns meses e logo foi transferido para Mirante do Paranapanema (SP).

No início do ano de 2000, esteve durante sete meses na paróquia o padre Jurandir Severino de Lima. Neste ano, o padre Umberto foi eleito prefeito municipal e afastou se temporariamente do ministério.

Em 21 de outubro de 2000, o padre João Pereira foi nomeado por Dom Antonio Agostinho Marochi como administrador paroquial, sucedendo ao padre Jurandir Severino de Lima durante uma celebração eucarística.

Foi inaugurada em 22 de novembro de 2002, a instalação da Rádio Comunitária Guarucaia FM 104.9. A rádio trouxe grandes benefícios para a missão, evangelização e prestação de serviço à toda comunidade.

O novo bispo diocesano D. José Maria Libório Camino Saracho nomeou o padre João Pereira como pároco em 22 de novembro de 2004. Em 31 de julho de 2005, chegaram para colaborar na pastoral três irmãs da Congregação “Instituto das Filhas de Nossa Senhora das Graças”, de Campos de Jordão (SP). Elas vieram substituir as irmãs de Santana que deixaram a paróquia em janeiro de 2004.

A paróquia, após a presença do padre Wilson Lobo em 1983, foi estruturada e organizada a partir da experiência das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), isto é, 18 comunidades (setores).

Aos 29 de junho de 2007 o padre Carlos Cesar Carbonera assume a paróquia recebendo de Dom José Maria a provisão de administrador paroquial. Mais tarde, em 16 de maio de 2008, recebe de Dom José Maria, a provisão de Pároco.

Em 2008, baseando se nas diretrizes diocesana de pastoral, ocorreu um trabalho de renovação dos cargos pastorais e formação dos agentes, motivando novas lideranças, além da realização de encontros de formação.

No ano de 2009 começa as reformas e ampliações no Centro de Catequese e reinicia-se a construção da nova Capela da Vila Nova. A Capela do Sagrado Coração de Jesus da Vila Nova foi inaugurada em 2014, no dia da festa de seu padroeira.

Neste momento a paróquia finaliza o Centro de Evangelização em localidade rural, para melhor atender as necessidades paroquiais. O Centro de Evangelização encontra-se em fase acabamento.

Vista da fachada da paróquia em 2019 (Pascom Diocesana / Arquivo)

*Com contribuição da Pascom Paroquial.

Comentários

  • JOSÉ LUIZ MARCATO - Monte Mor postado em 23/11/2023 ás 19:04

    Emocionante. Fui batizado aí no ano de 1964. Morei nessa cidade até 1977. Volto à passeio de tempos em tempos e gosto dessas histórias.

  • Jandira Cavali Corral - Campinas postado em 11/05/2021 ás 13:55

    Que maravilha de história. Nasci aí nessa cidade em 4-5-1944. Fui batizada nessa igreja. Parabéns pelo crescimento rápido. Tudo muito lindo e conservado. Estive aí em 2011.

Deixe seu comentário!

Onda Viva