Padre Rodrigo Gomes recebe Cartão de Prata da Câmara de Presidente Prudente

Pastoral da Comunicação

29/03/2023

Na última segunda-feira (27/03), o padre Rodrigo Gomes de Moreno, que pertence a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP), recebeu um Cartão de Prata da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em forma de homenagem e agradecimento ao trabalho pastoral realizado no município. Estiveram presentes amigos, familiares e fiéis do Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Sessão  

No início da sessão informal, a secretária, vereadora Nathália Barbosa Gonzaga, leu o requerimento 6788/18. “[…] o senhor padre Rodrigo deixa seu legado à comunidade prudentina através do exímio trabalho à frente do Santuário. Gratidão por cada segundo dedicado incansavelmente ao Reino de Deus. Seu povo te ama e te amará sempre.” 

Na sequência, o atual presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Tiago Oliveira, prestou sua homenagem. 

“Seu legado não só marca a comunidade da Maristela, mas também a cidade. Eu fiz questão desta homenagem, pois tenho certeza que daqui até o último dia no Santuário, o senhor, como o nosso pastor, vai receber muitas homenagens merecidas. Quero mostrar que a gratidão não é só da comunidade Nossa Senhora do Carmo, mas é da cidade Presidente Prudente (SP). Aqui nós temos treze representantes dessas mais de 230 mil pessoas, para falar que o senhor sempre estará no coração desta cidade”, destacou. 

Vereador e presidente da Câmara Municipal, Tiago Oliveira, durante homenagem (Pascom Paroquial / Arquivo)

Também fizeram o uso da palavra alguns representantes da paróquia, que discorreram sobre os feitos do presbítero, a sua personalidade e o trabalho pastoral. Houveram ainda homenagem em vídeo e com música ao vivo. 

Por fim, o sacerdote fez seu discurso com agradecimento e gratidão. “Aqui estou para lembrar e reassumir as obras que devem gerar vida. Não falo como padre, mas como alguém que recebe punhados de sementes, lançam e sonham que elas germinem. Aqui faço presente tantos outros padres, pastores, irmãos de fé, tantos outros autoridades, Igrejas, que sonham com um mundo melhor.” 

Também destacou: “O cartão é de prata, mas para mim traz o coração de ouro de inúmeras pessoas que me encontrei pelo caminho e fui presenteado com a convivência e o respeito. Obrigado Presidente Prudente. Aqui, eu peço como amigo, como companheiro, como pai, como irmão: prezados vereadores, cuidem e também que possamos dar sempre o nosso melhor, fazer também por aqueles que confiaram em cada um de nós, que depositaram na convivência elementos de vida em tudo aquilo que estivermos a realizar de coração”.

É a segunda homenagem que a Câmara Municipal presta ao padre Rodrigo (Pascom Paroquial / Arquivo)

Cartão de Prata

O “Cartão de Prata” é uma honraria em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado dentro do contexto da evangelização e da causa social. Neste ano, a iniciativa foi de autoria do vereador Tiago Oliveira e aprovada pelos demais políticos para a escolha do presbítero. 

“O Padre Rodrigo é um ícone em nossa cidade. Desde que chegou, ainda como seminarista, vem deixando uma marca em nosso município pela forma arrojada de evangelizar. Como padre e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, conquistou a admiração e amor de todos”, fala o presidente da Câmara Municipal. 

O vereador ainda complementa que o sentimento é de gratidão e a homenagem mostra o quanto são gratos com quem contribuiu com a cidade e abre possibilidades para mais e mais pessoas se doarem pelo povo. 

Para o padre Rodrigo, fazer o bem, multiplicar os valores que Deus concedeu a cada um, é sempre um dom precioso. “Quando nos unimos às entidades filantrópicas, a sociedade civil, como também ao poder público, nós conseguimos ir muito além.”

Padre Rodrigo enfatiza união e agradecimento (Pascom Paroquial / Arquivo)

“Receber um privilégio como esse, de fato também é um grande dom. É lembrar que nós não estamos por acaso neste mundo, que podemos deixar rastros de coisas positivas como maior valor e é isso que Deus tem concedido também a cada um de nós”, afirma o padre. 

Caminhada sacerdotal

Padre Rodrigo chegou na Paróquia Nossa Senhora do Carmo como seminarista em 2009. Após a Ordenação Diaconal em 2011, permaneceu como diácono até abril de 2012 na comunidade, quando foi realizada a sua Ordenação Presbiteral. 

Padre Rodrigo durante Ordenação Presbiteral em Presidente Prudente (Padre Rodrigo / Cedida)

No primeiro mês de seu sacerdócio, ficou auxiliando padre Antônio Sérgio Girotti (Padre Tuti) na Maristela. Foi transferido para Sandovalina (SP), onde permaneceu até fevereiro de 2015, recebendo  título de Cidadão Honorário da cidade. 

“Eu tive o privilégio de ter outros títulos: de cidadão sandovalinense, cidadão prudentino e outros momentos promovidos por entidades que são parceiras dentro da multiplicação dos valores do bem”, conta o padre. 

Padre e sua mãe durante recebimento do título de cidadão sandovalinense (Pascom Paroquial / Arquivo)

Retornou à Paróquia Nossa Senhora do Carmo, onde ficou oito anos, até ser transferido para a Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio (atuação a partir de 05/2023). 

Outra homenagem 

Em 2016, no município de Presidente Prudente (SP), padre Rodrigo recebeu o título de ‘Cidadão Prudentino’ também concedido pela Câmara Municipal de Presidente Prudente. 

Título de Cidadão Prudentino foi atribuído na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Pascom Paroquial / Arquivo)

Ele foi o terceiro padre a receber este mérito sendo pároco na Maristela. Os outros dois presbíteros foram Aurélio da Silva Ribeiro (2011) e Antônio Sérgio Girotti, “Tutti” (2013). O sacerdote se junta à lista de 13 padres da Diocese de Presidente Prudente que obtiveram esta titulação. 

“Tudo isso que nós fazemos não é para as honrarias humanas, mas exatamente como uma retribuição por tantas coisas que Deus tem concedido a cada um de nós. Cuidar, zelar, aparar, ser um colo para o outro é também uma missão para cada um de nós e alguns elementos da sociedade e, agora em especial a Câmara dos Vereadores, nos presenteia com tal reconhecimento”, destaca o padre.

Serviço

Veja abaixo o vídeo completo da homenagem na Câmara Municipal de Presidente Prudente, que foi transmitido pelo canal Câmara no YouTube.

Deixe seu comentário!

Onda Viva