Mês das vocações: conheça as religiosas instaladas na Fraternidade São Damião

26/08/2022

Neste ano de 2022, a Paróquia São Francisco de Assis de Presidente Prudente (SP), acolheu uma comunidade de quatro irmãs do Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM), que estão prestando serviços sociais na Fraternidade São Damião.

Início da comunidade

A fundação, em Presidente Prudente (SP), ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2022 durante a celebração da Festa da Cátedra de São Pedro. A implantação de uma casa do instituto no município foi um pedido do atual pároco, padre Paulo César da Costa. A comunidade, que pertence a Família do Verbo Encarnado, levou o nome de Santa Dulce dos Pobres.

Bispo diocesano durante bênção na comunidade (Pascom Paroquial / Arquivo)

“Eu tinha o desejo de ter uma comunidade religiosa de freiras no serviço pastoral. Convivi muito com religiosas e eu tinha esse sonho. Já conhecia uma moça que pertencia a ordem terceira da Família do Verbo Encarnado e a partir daí comecei os contatos para ter uma casa de missão”, afirma o sacerdote.

Padre Paulo com as irmãs durante a missa de fundação (Pascom Paroquial / Arquivo)

O pedido foi acolhido pela congregação e, após um pouco mais de um ano, dentre inúmeras solicitações das paróquias do Brasil para se ter uma casa, Presidente Prudente (SP) foi escolhida para receber as SSVM.

No município, as irmãs já foram direcionadas para ajudarem na Fraternidade São Damião, que possui inúmeros projetos e uma área de cerca de 5 mil metros quadrados. Além disso, contribuem para a formação e espiritualidade dos fiéis na paróquia.

Evento como “Chá das Irmãs” são realizados na fraternidade (Pascom Paroquial / Arquivo)

“As irmãs são importantes por causa do testemunho de conhecimento e de fé que essas mulheres dão. Além disso, elas mostram um novo estilo do esposato, ser esposa, mas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Também queria que crescessem na comunidade crianças e jovens vendo esse reflexo da Igreja, de Deus, no seio da comunidade, para que pudessem mudar os parâmetros do que se entende da vida religiosa”, destaca o padre.

A casa instalada dentro da Fraternidade São Damião acolhe atualmente quatro irmãs:

1- Madre Maria do Menino Jesus (São Paulo) – superiora da casa

2- Irmã Maria Virgo Prudentíssima (Minas Gerais)

3- Irmã Maria Virgo Virginum (Pará)

4- Irmã Maria Bem Aventurada (Paraná)

Bispo com as irmãs que integram a comunidade (Padre Paulo César / Cedido)

O carisma delas é para evangelização da cultura e alguns eventos já estão sendo realizados com a comunidade, bem como formações com as pastorais e catequese. A estrutura da casa pode acolher mais 10 irmãs, porém a congregação é quem enxerga a necessidade e envia novas religiosas para o serviço.

O Instituto

O Instituto Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará (SSVM) é o ramo feminino da Família Religiosa do Verbo Encarnado. Compõe-se de irmãs tanto de vida apostólica como de vida contemplativa.

O nome “Servidoras” faz referência às mulheres fiéis que se encontravam ao pé da cruz (cf. Lc 8, 1-3), e foi usado por São Luís María Grignion de Montfort no Tratado da Verdadeira Devoção, nº 56.

A segunda parte do nome “do Senhor e da Virgem de Matará” se refere a Cristo Crucificado e a sua Mãe Santíssima, que se encontram na Cruz de Matará usada pelas irmãs, já que Jesus, em Sua Cruz, e a Virgem Maria devem ser o fundamento de sua espiritualidade.

Dezenas de irmãs do instituto estiveram presentes na missa de fundação (Pascom Paroquial / Arquivo)

Com a profissão religiosa, as irmãs comprometem todas as suas forças para inculturar o Evangelho, daí a amplitude de seu apostolado, já que se empenham no anúncio da Palavra de Deus em todas suas formas: no estudo e ensino em colégios; por meio de publicações; na catequese e oratórios; por meio da realização de missões populares e exercícios espirituais; na educação e formação cristã de crianças e jovens; nas obras de caridade com os mais necessitados (crianças abandonadas, pobres, deficientes, doentes, idosos, etc)

As cores do hábito representam o mistério da Encarnação: a cor azul a divindade de Cristo, e a cor cinza a sua humanidade.

Conheça mais sobre as Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará clicando no vídeo abaixo:

(Facebook Servidoras do Senhor / Reprodução)

Serviço

Qualquer mulher interessada na vocação religiosa das irmãs podem estar indo conversar com elas e conhecer mais sobre esse estilo de vida. A Fraternidade São Damião fica localizada na Rua Artur Jorge Guazze , 439, Jardim São Gabriel, em Presidente Prudente (SP).

O telefone para mais informações é o (18) 3906-5755 ou (18) 3907-1788.

Fraternidade conta com inúmeros projetos sociais (Pascom Diocesana / Arquivo)