Diocese se prepara para celebrar Corpus Christi no Oeste Paulista

06/06/2023

Na próxima quinta-feira, 8 de junho, a Igreja Católica celebra o Dia de Corpus Christi, que significa o Corpo de Cristo e homenageia o Sacramento da Eucaristia. Neste dia, as paróquias da Diocese contam com uma programação especial. O destaque vai para as celebrações em Presidente Prudente (SP) e Piquerobi (SP), as duas maiores solenidades da região em número de fiéis.

Presidente Prudente

Na maior cidade do Oeste Paulista, as paróquias estarão unidas no centro da cidade para a confecção do tradicional tapete artístico. Cerca de 600 voluntários estão diretamente envolvidos no evento. Há alguns anos, a responsabilidade por esse trabalho é delegada aos grupos de catequistas, que também contam com a colaboração de crianças, famílias e outras pessoas da comunidade.

Os trabalhos de montagem do tapete começarão às 4h da madrugada. A Santa Missa inicia às 8h, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, em frente da Catedral São Sebastião. Serão disponibilizadas 600 cadeiras, especialmente para idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade.

Neste ano, os padres do vicariato decidiram retomar um trajeto alternativo já feito em outras ocasiões: saindo da Avenida Coronel José Soares Marcondes (de frente da Catedral São Sebastião), seguindo pela Rua Barão do Rio Branco em direção à Vila Marcondes, passando por baixo do pontilhão e chegando à frente do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida. O trajeto e tapete terão cerca de 1000 metros.

Vídeo mostra procissão de Corpus Christi em 2019 (Pascom Diocesana / Arquivo)

A procissão encerrará na escadaria do Santuário com a bênção do Santíssimo Sacramento. Na sequência, haverá uma nova missa no interior da Igreja para os fiéis que foram apenas para a procissão, sem antes participar da celebração.

Encerramento ocorrerá na escadaria do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Pascom Diocesana / Arquivo)

O material base do tapete ornamental é o pó ou palha de serra (ou serragem colorida manualmente). Cada comunidade é responsável por uma parte do tapete e cabe a elas usarem da criatividade para enriquecer o trabalho desenvolvido. Algumas fazem uso do TNT, tampinhas de garrafas, casca de ovo, pó (borra) de café, linhas, tintas/corantes, cartões, areia, pedra, sal, sementes, EVA, retalhos, purpurina, folhagem, papelão.

Paróquias de Presidente Prudente se unem para celebração no centro da cidade (Pascom Diocesana / Arquivo)

Sobre o Corpus Christi, o vigário-episcopal da Primeira Região Pastoral, padre Sandro Rogério dos Santos, explica: “Jesus na última Ceia instituiu a Eucaristia, o sacramento do Amor, da sua presença. O Pão é o Seu Corpo. O Vinho é o Seu Sangue. E pediu para que fizéssemos isso em sua memória. Corpus Christi é a extensão da celebração da Quinta-feira Santa. Os fiéis vão pelas ruas manifestando com alegria, devoção e amor, a fé na presença real de Jesus na Hóstia Consagrada. O Pão (a hóstia) É (!) Jesus! Para os cristãos católicos, a Eucaristia é o alimento para o caminho, o alimento de vida nova e eterna. Sem Eucaristia não podemos viver!”

Pelo menos dois mil e quinhentos fiéis são esperados para essa solenidade. O gesto concreto a ser feito é a doação de produtos de higiene pessoal e limpeza, que poderão ser deixados nas paróquias ou no local da procissão.

“O tema deste ano é ‘formamos um só corpo’, unidade na diversidade. Comunhão de fé, sentimento e pensamento. Corpus Christi é, portanto, a festa da unidade da igreja e dos fiéis que formam a Igreja”, conclui o sacerdote.

Piquerobi

Outra cidade que recebe milhares de fiéis para o Corpus Christi é Piquerobi (SP), que já acumula 56 anos de tradição. O tema escolhido pela Paróquia São Miguel Arcanjo para esta ocasião é: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14, 16). Mais de 15 mil pessoas são esperadas nessa quinta-feira (8).

Cerca de 800 voluntários ajudarão na confecção do tapete de 500 metros, que será montado a partir das 7h20. Mais de 30 mil kg de granilhas serão utilizadas, além de areia e tecido. A novidade deste ano são as estátuas vivas, ao longo do tapete, representando passagens bíblicas: São Miguel Arcanjo, transformação da água em vinho, multiplicação dos cinco pães e dois peixes.

Centenas de voluntários se empenham na confecção do tapete (Pascom Diocesana / Arquivo)

A partir das 10h, os visitantes já poderão ver o trabalho finalizado. Nesse horário também haverá a bênção dos motoristas e o início da quermesse. No período da tarde, as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo conduzirão três momentos na Igreja Matriz: às 15h30, haverá Atendimento Oracional; às 16h, Adoração ao Santíssimo Sacramento e pregação; e às 17h15, preparação para a Celebração Eucarística.

A Santa Missa terá início às 18h, na Praça da Matriz. Na sequência, procissão do Santíssimo Sacramento e show pirotécnico.

Anualmente, Piquerobi recebe milhares de pessoas nessa solenidade (Pascom Diocesana / Arquivo)

O dia encerrará com show de Lorena Cristine, DJ Fray e Adriano Júnior. A Igreja pede a doação de 1 kg de alimento não perecível como gesto concreto.