Diocese ganha dois novos padres em celebração realizada na Catedral São Sebastião

31/05/2023

A Diocese de Presidente Prudente está em festa. No dia 26 de maio (sexta-feira), foram ordenados dois novos padres pela imposição das mãos e oração de consagração de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. São eles: Dolglas dos Santos Souza e Paulo de Oliveira Araujo.

A celebração ocorreu na Catedral São Sebastião, centro de Presidente Prudente (SP). Diversos sacerdotes, diáconos, seminaristas, amigos, familiares e fiéis da comunidade, participaram da ocasião.

Clero reunido no final da celebração para a foto oficial (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

A Ordenação Presbiteral é a celebração religiosa na qual o bispo diocesano exerce o grau pleno do Sacramento da Ordem, por meio das suas mãos e a oração impõe sobre o candidato tornando presbítero, sacerdote para a Igreja, exercendo suas funções sacramentais no âmbito dá evangelização.

Santa Missa ocorreu na Catedral São Sebastião e foi transmitida ao vivo (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Durante o rito, os candidatos ao presbiterado realizaram o propósito dos eleitos, se prostrando para o canto da ladainha. Também recebem a imposição das mãos do bispo diocesano, além da prece de ordenação.

Momento em que os eleitos se prostram para o canto da ladainha (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foram revestidos com os paramentos sacerdotais e tiveram as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma. Logo após, as mãos foram atadas com uma fita.

De acordo com a tradição, a mãe do eleito deve desatar o pano e guardá-lo em um lugar seguro, pois na hora de sua morte, o mesmo deve ser colocado em suas mãos no caixão para recordar que um dos seus filhos é sacerdote.

Os eleitos tem suas mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

A missa foi transmitida ao vivo pelo Facebook da diocese e contou com mais de 2.600 visualizações até o momento desta publicação. Clique aqui e reveja a celebração. Veja álbum de fotos oficial da celebração clicando aqui.

Padre Dolglas dos Santos Souza

• Nascimento: 24 de março de 1988;
  • Ordenação Diaconal: 9 dezembro de 2022;
  • Ordenação Presbiteral: 26 de maio de 2023.

“Confiante na graça de Deus, meu Ministério Sacerdotal será a união dos lemas da minha Ordenação Diaconal e Presbiteral: alegria e amor, serviço e confiança. Portanto, levarei comigo por onde for, muita alegria, ânimo em tudo e principalmente uma devoção fervorosa ao glorioso São José”, ressalta o padre Dolglas.

Dolglas Souza tem 35 anos (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

O sacerdote atuará como vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes (SP).

Padre Paulo de Oliveira Araujo

Nascimento: 3 de dezembro de 1997;
Ordenação Diaconal: 9 dezembro de 2022;
Ordenação Presbiteral: 26 de maio de 2023.

“A Igreja pode esperar um sacerdote que fará todo esforço possível para me santificar e santificar aqueles que estão ao meu redor, para salvar almas, para celebrar o Santo Sacrifício com toda piedade e devoção, para ouvir sempre aqueles que me procurarem. Conto com a oração de todos para rezarem pela minha vocação!”, afirma padre Paulo.

Paulo Araujo tem 25 anos (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

O sacerdote atuará como vigário nas paróquias Santa Terezinha do Menino Jesus de Mirante do Paranapanema (SP) e São João Batista e Nossa Senhora Aparecida de Pirapozinho (SP).