Diretor geral da Fajopa, Prof. Dr. Orion Ferreira Lima, durante a formatura virtual (Pe. Dirceu / Cedida)

Diocese de Presidente Prudente ganha 12 novos teólogos formados na Fajopa

29/04/2021

A Faculdade João Paulo II (Fajopa), realizou no último dia 24 de abril, a colação de grau de 34 estudantes do curso de Teologia EaD. Dentre os formandos, tivemos a alegria de contar com 12 alunos do Polo de Presidente Prudente, que iniciaram o curso em 2018.

A sessão solene aconteceu on-line devido à pandemia da Covid-19, que impede a aglomeração de pessoas. Porém, mesmo à distância, foi carregada de emoção.

Os primeiros formandos do Polo de Presidente Prudente são:

1. Alessandra Cristina Ferreira Faustino
  2. Antonio Roberto Marques de Mendonça
  3. Carlos Renato Faustino
  4. Faiza Abud
  5. Gerson Aparecido da Fonseca
  6. João Luís Araujo Freitas
  7. João Vitor Minca Campioni
  8. Luis Santana da Silva
  9. Maria Rosa Cervellini Marra
  10. Neusa Maria de Oliveira Aragos
  11. Roberval Apolônio Pedroso
  12. Sônia Aparecida Andrade de Padua

A Faculdade João Paulo II e a Diocese de Presidente Prudente rendem graças a Deus, juntamente com os familiares e amigos, por este momento tão especial na vida dos novos teólogos, queridos formandos e formandas. Por meio da sessão solene de colação de grau, eles se tornaram bacharéis em Teologia.

Com as seguintes palavras o diretor geral da Fajopa, Prof. Dr. Orion Ferreira Lima, se dirigiu aos formandos: “Diante das falsas seguranças, da fragmentação, da descartabilidade e banalização da vida, vocês teólogos e teólogas devem assumir a responsabilidade de fazer florescer no mundo a cultura do encontro”.

De acordo com o diretor geral, os anos de estudos teológicos devem ser colocados à serviço da Igreja e de todas as pessoas que defendem o valor e a dignidade da vida humana e que tornam o anúncio do Evangelho de Cristo uma realidade perene de transformação.

“Eu vos convido a deixarem-se impregnar pelas palavras do Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: ‘O verdadeiro missionário, que não deixa jamais de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária. Se uma pessoa não O descobre presente no coração mesmo da entrega missionária, depressa perde o entusiasmo e deixa de estar segura do que transmite, faltam-lhe força e paixão. E uma pessoa que não está convencida, entusiasmada, segura, enamorada, não convence ninguém. (EG, 266)’”, enfatiza o diretor.

No ato solene, foi feito os agradecimentos aos bispos presentes: Dom Argemiro de Azevedo, bispo da Diocese de Assis, ao presidente da mantenedora da Fajopa, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da Diocese de Presidente Prudente, além de Dom Salvador Paruzzo, bispo da Diocese de Ourinhos.

O Paraninfo (padrinho) da turma foi o Prof. Ms. Luis Roberto Pedrosa da Silva (coordenador do curso de Teologia EaD). O Prof. Ms. Pe. Danilo Nobre dos Santos foi escolhido pela turma para ser o Patrono e o Prof. Ms. Pe. Dirceu Montovani foi o homenageado. O aluno Roberval Apolônio Pedroso foi escolhido para fazer o juramento dos formandos e a formanda Maria Rosa C. Marra realizou a homenagem ao Pe. Dirceu.

Que a Virgem Maria, sede da sabedoria, possa acompanhá-los, queridos formandos, em vossos caminhos com sua poderosa intercessão, para que continuem perseverantes na missão de anunciar a alegria do Evangelho a todos a quem o Senhor os confiar.

Serviço

Venha você também, caro leitor, fazer parte daqueles que buscam o conhecimento teológico. A Faculdade João Paulo II (Fajopa) os acolhe de braços abertos.

Atualmente são cerca de 40 alunos matriculados no Polo de Presidente Prudente, que fica localizado na Cúria Diocesana e tem como coordenadores: Pe. Dirceu Montovani e João Celso Russi.

Contato: Pe. Dirceu Montovani – Cel. (18) 99742-4323 ou João Celso Russi – Cel. (18) 99702-1310

*Texto cedido pelo padre Dirceu Montovani.