Diocese celebra 98 anos da Catedral e dá início ao 20º Caminhando com Maria

Pastoral da Comunicação

29/04/2023

Na noite deste dia 29 de abril, a Diocese de Presidente Prudente deu início oficialmente a 20ª edição do Caminhando com Maria, maior evento mariano do Oeste Paulista. A celebração de abertura ocorreu na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP), Igreja que completou 98 anos neste sábado. 

Presidida pelo monsenhor José Antônio de Lima, a Santa Missa contou com a participação de centenas de fiéis que acolheram a Mãe de Jesus. 

Casal de coordenadores foi quem carregou a Imagem Peregrina na entrada (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi trazida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, diretamente do Santuário Nacional de Aparecida.

No início da Santa Missa, a Imagem foi conduzida pelos coordenadores do evento, José Reginaldo Ramos e sua esposa Claudinéia Rodrigues Ramos, acompanhados de casais organizadores, crianças com sino carrilhão e pompom de papel. Nossa Senhora foi recebida com um beijo do sacerdote e aplausos da comunidade. 

Monsenhor José Antônio presidiu a celebração (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Durante a homilia, monsenhor destacou o caminho que Cristo percorreu e que isso nos fortalece para ir ao encontro do Pai. “Cristo ressuscitado é o fundamento da fé cristã e tudo isso passa pelo Batismo. Cada vez que celebramos a Eucaristia, estamos celebrando a Páscoa, a passagem da morte para a vida.”

Nesse quarto domingo da Páscoa, a Igreja celebra o Domingo do Bom Pastor. “Ele vem para curar as feridas, como Bom Pastor, que vai procurar lugares tranquilos para o rebanho. Suplicamos o Senhor para que guie cada um, para proclamar as maravilhas do Senhor. Jesus é a porta, o caminho, e quem entra por Ele encontrará pastagem. Peçamos ao Senhor que coloquem pastores dedicados a serviço da comunidade”, afirma monsenhor.

O sacerdote saudou monsenhor Sarrion que há 25 anos esteve a frente dessa comunidade. Recordou ainda os 98 anos da Paróquia São Sebastião e pediu a intercessão de Nossa Senhora sobre essa Igreja.  “Maria está sempre conosco. É a força do ressuscitado. Com serenidade, amor e confiança, na esperança de que sejamos fiéis aos ensinamentos de Cristo”, finalizou. 

Santa Missa também celebrou os 98 anos da Catedral São Sebastião (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Ao final da celebração, monsenhor rezou com a comunidade um Salve Maria e uma Ave Maria abrindo oficialmente o evento. 

Tradicional caminhada ocorrerá nesse dia 1º de maio (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Serviço

A Imagem Peregrina ficará exposta durante todo o domingo nas celebrações eucarísticas. No dia 1 , feriado nacional, os fiéis estão convidados para uma caminhada de 11km que sairá da Catedral São Sebastião, às 6h, e seguirá até a Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado (SP). O evento encerrará com uma missa presidida pelo bispo diocesano, às 9h30, no local. 

“A Diocese de Presidente Prudente cultiva uma grande devoção à Virgem Maria e são muitos àqueles que, diariamente, recorrem à intercessão da Virgem suplicando a Deus bênçãos e graças em necessidades pessoais, familiares e comunitárias. O Caminhando com Maria, que teve início há vinte anos, veio ainda a ajudar a solidificar a devoção à Santíssima Virgem Maria. Agora é momento de agradecer a Deus as incontáveis graças alcançadas pela intercessão da Virgem Maria, mas também é momento reavivar nossa fé, reconhecendo Jesus Cristo como Deus e nosso Salvador”, destaca Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano.

Comentários

  • Geraldo Agostinho Jor - Curitiba Parana postado em 03/06/2023 ás 09:45

    Parabéns ao povo de Presidente Prudente pela passagem dos 98 anos da Catedral de São Sebastião e ao Monsenhor José Antônio pela linda celebração. Ver a Catedral completando 98 anos, só me faz lembrar do saudoso Dom Agostinho que muito trabalhou para que essa fosse um lugar aconchegante e principalmente uma casa de orações digna do povo da Dioceses de Presidente Prudente. As reformas estruturais feitas em sua gestão foram importantes para a Catedral chegar aos 98 anos rumo ao centenário, bem como continuidade dos cuidados pelos seus sucessores. Parabéns a todos e sempre que puderem lembrem de Dom Agostinho em suas orações pois Ele amou muito a Igreja e em especial a Igreja Particular de Presidente Prudente, tanto que nem após a sua partida quis que seu corpo físico fosse levado para outro lugar , se não ao túmulo que deixou preparado na Catedral para o dia de sua partida. Abraços a todos da Diocese de Presidente Prudente.

Deixe seu comentário!

Onda Viva