Coordenadores paroquiais da Catequese se reúnem para alinhar ação em Prudente

10/02/2023

Para alinhar a ação, as coordenações das paróquias da 1ª Região Pastoral se reuniram com o assessor regional da catequese, padre Sandro Rogério dos Santos, na noite de terça-feira, 7 de fevereiro, no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP). Estiveram presentes catequistas de 20 paróquias, mais dois representantes de outras Igrejas.

Os assuntos em destaque foram:

• O calendário diocesano da catequese apresentado e comentado pelo Roberval Apolonio Pedroso, coordenador diocesano;
  • A necessidade da estruturação da coordenação da 1ª Região que, além da atual coordenadora Eclair Santina, pretende acrescentar mais duas pessoas na função. Na próxima reunião, essa escolha será feita;
  • Foram abordados e definidos: um encontro de formação sobre a “Lectio Divina na Catequese” em um sábado e domingo do mês de maio (com data a ser definida e divulgada) e a “2ª Caminhada da Catequese” a ser realizada no dia 20 de agosto;
Reunião ocorreu no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (Padre Sandro / Cedida)

Na ocasião foram apresentadas novas coordenadoras paroquiais, conversas sobre datas de início dos encontros catequéticos, a possibilidade de uma missa de abertura regional, o livro indicado para as paróquias e a necessidade de ‘desescolarizar’ a catequese. Falou-se, ainda, sobre a possibilidade de um encontro de crismandos para a diocese (e/ou região) e outra proposta apresentada foi a de agregar pessoas com boa formação bíblica, pastoral e teológica para compor uma equipe de formação a serviço das paróquias.

“Todos os 35 presentes estavam muito atentos e participativos. E num clima de abertura e desejo de servir à Igreja ‘caminhando juntos’ para que também a diocese prudentina seja toda ela sinodal na ‘comunhão, participação, missão'”, destaca padre Sandro.

Padre Sandro Rogério dos Santos, assessor local da Catequese, esteve presente no encontro (Padre Sandro / Cedida)

Após a bênção final, o padre assessor local enviou os catequistas retomando e reforçando o lema do 3º Ano Vocacional Nacional: “corações ardentes, pés na missão”. É assim que todos seguirão em frente.

*Com informações enviadas pelo padre Sandro Rogério dos Santos.