Conheça o trabalho desenvolvido pela Infância e Adolescência Missionária na região

01/06/2023

Há 26 anos implantado na Diocese, a obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi trazida em 1997 pelo padre Dirceu Montovani e o monsenhor Jésus Pereira dos Anjos. Inicialmente, o primeiro grupo foi formado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio (SP). A IAM tem como objetivo salvar, batizar e preparar crianças e adolescentes para suscitar o espírito missionário universal, desenvolvendo o protagonismo na solidariedade e na evangelização.

Os cinco objetivos específicos são:

• Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes;
  • Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida;
  • Despertar e fortalecer as vocações missionárias, no anúncio de Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem;
  • Incentivar pais, educadores e assessores a promoverem o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais;
  • Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco Continentes.

“Ela é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam da Obra, crianças e adolescentes que se identificam com o carisma: ‘Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes'”, afirma o padre Sanderson Vergara, atual assessor eclesiástico.

Parte dos coordenadores paroquiais reunidos para Assembleia Diocesana da IAM em 2022 (IAM / Cedida)

A IAM não é uma pastoral e está ligada a POM – Pontifícia Obra Missionária, com orientação direta de Roma. Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes e são organizados por proximidade de faixas etárias. Elas terão o acompanhamento de um assessor adulto.

Formação e encontros

Os grupos dessa obra se encontram semanalmente e possuem uma forma de condução dos encontros, levando em conta a metodologia das “Quatro áreas integradas”:

1ª Semana – Realidade Missionária (Ver)
2ª Semana – Espiritualidade Missionária (Discernir)
3ª Semana – Compromisso Missionário (Agir)
4ª Semana – Vida de Grupo (Celebrar)

“Nestes encontros, com o apoio dos assessores e crianças/adolescentes coordenadores, os participantes vivenciam temas propostos pelo material base, ou temas da própria realidade em que estão inseridos e juntos buscam enxergar a realidade (Ver), compreender a vontade do Pai (Discernir), para assim realizar algo em favor da realidade percebida (Agir) sendo protagonistas da ação missionária. Por fim, celebram a missão, o tema vivenciado e a caminhada realizada. Tudo isso, sempre com um olhar na realidade local do grupo, mas sem se esquecer da realidade universal, buscando integrar a nossa realidade com a situação das crianças dos cinco continentes”, explica um dos coordenadores da obra, Paulo Henrique dos Santos Silva, 23.

Para os assessores e coordenadores de grupo existem duas formações específicas: o EFAIAM – Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária, e o ECIAM – Encontro de Coordenadores da Infância e Adolescência Missionária. Também existem momentos de formação propostos pela coordenação diocesana, regional e nacional.

Encontro de Formação para Assessores da IAM em Pirapozinho (IAM / Cedida)

Alcance

Ao todo, são cerca de 65 assessores espalhados pela Diocese para trabalharem com a IAM. Atualmente a obra está presente em 15 paróquias:

1ª Região Pastoral

1. Santuário Nossa Senhora do Carmo (Pres. Prudente)
  2. Paróquia Santo Antônio de Pádua (Pres. Prudente)
  3. Paróquia Bom Jesus de Pirapora (Pres. Prudente)
  4. Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Álvares Machado)
  5. Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Pres. Prudente)
  6. Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Pres. Prudente)
  7. Paróquia São José (Pres. Prudente)

2ª Região Pastoral

1. Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Regente Feijó)
  2. Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Indiana)
  3. Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida (Pirapozinho)
  4. Paróquia São José (Álvares Machado)

3ª Região Pastoral

1. Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula (Pres. Venceslau)

4ª Região Pastoral

1. Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Teodoro Sampaio)
  2. Paróquia São José (Euclides da Cunha Paulista)
  3. Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Distrito de Primavera – Rosana)

“A coordenação diocesana vem realizando um trabalho de implantação de novos grupos da IAM em nossa Diocese para que este número cresça e mais crianças possam participar”, destaca Paulo Henrique.

Serviço

De acordo com a coordenação, todos são convidados a participar, sejam crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Basta procurar o grupo da IAM de sua comunidade e demonstrar interesse em ajudar.