Conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pela Pastoral Familiar na Diocese

26/04/2023

A Pastoral Familiar conta com mais de 1000 agentes na Diocese de Presidente Prudente. Só em nível diocesano, são cerca de 100 pessoas que se reúnem mensalmente em reuniões ordinárias (reuniões diocesanas com coordenadores) e semestralmente para formações e espiritualidades abertas a toda comunidade.

Agentes durante reunião diocesana da pastoral (Pastoral Familiar / Cedida)

A nível paroquial, a pastoral desenvolve reuniões, encontros para casais e família, formações e preparações para o matrimônio. Durante o ano, conta com eventos como a Semana da Família e a Semana de Defesa da Vida. Atualmente, os grupos já estão implantados em 40 das 55 paróquias presentes nas quatro regiões pastorais.

Abertura da Semana da Família na Catedral em agosto de 2022 (Pascom Diocesana / Arquivo)

“O objetivo dessa pastoral é promover apoio às famílias para que elas possam existir e viver dignamente, crescer em seus relacionamentos e formar as novas gerações, de acordo com o plano de Deus”, destaca Vicente César Sarti Silva, 50, atual coordenador.

Na Diocese, a Pastoral Familiar auxilia nas atividades das paróquias em várias tarefas, especialmente na promoção de encontros, espiritualidades, reuniões, visitas e acompanhamento das famílias. Esses trabalhos são divididos em três setores internos: Pré-Matrimônio, Pós-Matrimônio e Casos Especiais.

Ela possui como itinerários o pré-matrimônio (catequese e preparação para a celebração do matrimônio), o matrimônio (a celebração do casamento e do sacramento e a vivência no dia-a-dia do casal) e o pós matrimônio (vida do casal, e relação familiar).

“A pastoral busca oferecer ferramentas que propiciem tanto a oração e a espiritualidade familiar, quanto o amadurecimento das relações: casal, pais e filhos. Além disso, ela tem por preocupação o acolhimento e acompanhamento dos casos chamados especiais (casais de segunda união, viuvez, solos, etc.)”, explica o padre Tiago da Silva Carvalho, atual assessor eclesiástico dessa pastoral.

Atual assessor da pastoral, padre Tiago Carvalho, ao lado do bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves (Pascom Diocesana / Arquivo)

Servir

Vicente e sua esposa Adriana Gonçalves de Oliveira, 50, fazem parte da coordenação há 15 anos e assumiram como coordenadores há um mês. “Escolhemos fazer parte dessa pastoral após um convite de agentes da Pastoral Familiar em uma missa. Desde então, percebemos que tínhamos talentos dados por Deus para contribuir com o bem-estar das famílias.”

Para eles, a promoção das famílias faz parte do projeto de Deus. “Na Pastoral Familiar, encontramos estímulo e apoio para viver plenamente a nossa fé. Fazer o bem às famílias também reflete em nossas próprias vidas e isso nos motiva a continuar participando ativamente da pastoral.”

Vicente e Adriana, atuais coordenadores da Pastoral Familiar (Vicente Silva / Cedida)

Serviço

Para participar da Pastoral Familiar é necessário procurar um agente capacitado que irá te acolher e fazer o direcionamento. Além disso, as secretarias das paróquias também auxiliam nesse processo. “Muitas vezes, durante as missas, também encontramos agentes promovendo encontros, colhendo inscrições ou auxiliando nas necessidades da paróquia”, destaca Vicente.

Via Sacra organizada pela Pastoral Familiar no Santuário Morada de Deus (Pastoral Familiar / Cedida)

Padre Tiago finaliza enfatizando a importância do trabalho dessa pastoral para a Igreja Católica: “tendo em vista que a família é o alicerce da sociedade e que a catequese familiar é o fundamento da vida cristã, a Pastoral Familiar tem importância tanto para a formação quanto para a manutenção espiritual, afetiva e social da família”.

Padre Tiago explica sobre a Pastoral Familiar (Pascom Diocesana / Arquivo)