Conheça o trabalho de articulação da Pastoral do Dízimo na Diocese

15/03/2024

A Pastoral do Dízimo é uma das peças fundamentais na vida e sustentação das comunidades católicas em todo o mundo. Mais do que uma simples contribuição financeira, o dízimo representa o compromisso dos fiéis com a missão da Igreja, permitindo a realização de obras pastorais, sociais e de caridade.

Desde o fim do ano passado, voluntários e padres vêm se articulando na Diocese para estruturar um Grupo de Estudos e Discussões da Pastoral do Dízimo Diocesana. Recentemente, em fevereiro deste ano, juntamente com o direcionamento do padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral, e orientações do padre Jerônimo Gasques, ecônomo e assessor eclesiástico dessa pastoral, foi organizado um grupo de 15 pessoas, representando as quatro regiões pastorais, para dar início aos trabalhos.

“Depois de anos, não tendo nunca a Pastoral do Dízimo, nos propomos a fazer esse trabalho em nível de Diocese. Para isso, criamos esse grupo que irá cuidar desse serviço pastoral. Em cada região, temos agentes que irão divulgar, comunicar as informações referentes ao Dízimo”, destaca o padre Jerônimo.

Os objetivos principais são:

1) Atualizar o documento da Diocese “Compromisso de Vida com a Comunidade”, especificamente o Capítulo IX que discorre sobre o dízimo, as espórtulas e coletas na Diocese a luz do Documento nº 106 da CNBB, “O dízimo na comunidade de fé: orientações e propostas”;

2) Montar uma agenda/cronograma de formação para os agentes da Pastoral do Dízimo nas quatro regiões pastorais;

3) Fazer um mapeamento (senso) da Pastoral a nível Diocesano (uma fotografia).

Alguns encontros virtuais e presenciais já ocorreram na Diocese. A primeira reunião com agentes e coordenadores do dízimo de todas as regiões ocorreu no dia 19 de novembro, no Centro Diocesano de Formação (Casa de Encontros), em Presidente Prudente (SP). Cerca de 100 pessoas participaram do evento, que buscou compreender a realidade pastoral, trazer orientações, promover reflexões e partilha entre os presentes.

1º Encontro dos Agentes da Pastoral do Dízimo ocorreu em novembro de 2023 (Pastoral do Dízimo / Cedida)

Posteriormente, os encontros retomaram em fevereiro de 2024, com um momento on-line promovido pelo padre Éverton, no dia 9. Na sequência, dia 21, o padre Jerônimo organizou, de forma presencial, uma reunião para orientações e partilhas. Mais recentemente, dia 11 de março, os agentes se reuniram virtualmente para formarem o grupo de estudos e discussões.

“Já iniciamos os trabalhos com a missão de estudarmos, de forma individual, os dois documentos (da Diocese e da CNBB). Depois, cada região se reunirá para compilar tudo em um único material. Na sequência, as quatro regiões se reunirão para então estruturar um único documento afim de entregar à Diocese, na pessoa do padre Jerônimo”, afirma Everson José Juarez, 54, um dos membros do Grupo de Estudos e Discussões da Pastoral do Dízimo Diocesana.

De acordo com Everton, o dízimo é fundamental e são ordem de Cristo, presente em várias passagens bíblicas. “Tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo. Vocês hão de ver, então, que abrirei as comportas do céu, e derramarei sobre vocês as minhas bênçãos de fartura” (MI 3,8-10).

Everson também coordena a Pastoral do Dízimo na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Presidente Prudente (SP), juntamente com a esposa, Alessandra Aparecida Silva Juarez. “A Diocese, como instituição que organiza a Igreja, sob a luz do Espírito Santo de Deus, tem a sabedoria de colocar o povo a caminho e estamos neste propósito. A Pastoral do Dízimo irá fazer o seu trabalho com zelo e dedicação, tornando o corpo de Igreja, mais coeso, numa comunhão fraterna.”

1ª Região Pastoral

Denise Aparecida Silvestre Polido – Paróquia São Pedro (Presidente Prudente);
Everson José Juarez – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Presidente Prudente);
Luiz Pereira – Paróquia Santo Antônio de Pádua (Presidente Prudente);
Norberto Mazzuchelli – Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente);
Vânia Cherutte – Paróquia Menino Jesus de Praga (Presidente Prudente);

2ª Região Pastoral

Angela Maria Viotto Villa – Paróquia São João Batista (Pirapozinho);
Edileuza Donizete Rocha Miranda – Paróquia Santo Antônio de Pádua (Sandovalina);
José de Souza – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Presidente Bernardes);
Namor Nater Guimarães – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Regente Feijó);

3ª Região Pastoral

Denise Ferreira Alves Estrogueia – Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula (Presidente Venceslau);
Joselita Ferreira dos Santos – Paróquia São Pedro (Presidente Epitácio);
Marineide Lopes Carlos dos Santos – Paróquia Sagrada Família (Presidente Epitácio);

4ª Região Pastoral

Jéssica dos Santos Aquino – Paróquia Santa Terezinha – (Mirante do Paranapanema);
José Claudinei Campos – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Rosana);
Tatiane Cristina Silva Santos – Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Rosana).

“Avalio esse trabalho de forma positiva no sentido de nós podermos agora ter esse canal de comunicação com todas as paróquias, agentes do dízimo e dizimistas. Buscaremos também dar esclarecimentos a respeito do Dízimo e superar algumas ambiguidades que possam existir”, conclui o sacerdote.