Conheça mais a atuação do movimento Terço dos Homens ‘Mãe Rainha’ na Diocese

16/04/2024

Com o objetivo de resgatar homens para Cristo e prepará-los para um mundo melhor, milhares de homens se reúnem semanalmente para rezar o Santo Terço, refletir a Palavra e partilhar testemunhos. Na Diocese de Presidente Prudente, o movimento do Terço dos Homens ‘Mãe Rainha’ (THMR) conta com mais de 1300 membros, que se dedicam semanalmente as orações à Nossa Senhora.

“O THMR, é um dom do Espírito Santo para toda a igreja. É um presente de Nossa Senhora para seus filhos que desejam seguir Jesus Cristo. Quem participa desse movimento, torna-se luz e bênção para sua família e para o mundo”, ressalta o coordenador em nível diocesano, Luis Carlos dos Santos, 60.

Dentre as atividades do grupo, anualmente existe uma peregrinação ao Santuário da Mãe Rainha em Londrina (PR), que ocorrerá neste ano no dia 26 de maio. No mês de setembro também ocorre um retiro diocesano voltado a todos os membros.

Terço dos Homens durante peregrinação ao Santuário de Londrina (Luis Carlos dos Santos / Cedida)

O Terço dos Homens está presente em todas as regiões da Diocese. Procure a secretaria da sua comunidade e veja como participar.

História

No Brasil, esta iniciativa atrai multidões de homens para a Igreja. A história começa com um pequeno grupo de homens que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam de reuniões da Campanha da Mãe Peregrina do Movimento Apostólico de Schoenstatt, junto do Santuário Lar da Casa da Mãe e Rainha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Maceió (AL). Esse grupo não teve continuidade.

Sob a orientação do padre Américo Vasconcelos, salesiano, e a leiga, Oneida Araújo da Silva, germinou em 1997 a primeira semente do Terço dos Homens em nível paroquial, no município de Jaboatão dos Guararapes (PE). Este começo deu-se na Capela de Nossa Senhora do Livramento, transformada em Santuário Paroquial de Schoenstatt. O grupo teve início com 15 homens.

Padre José Pontes, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, tendo conhecimento dessa iniciativa, resolveu experimentá-la no Santuário da Nova Evangelização, na Diocese de Olinda, em Recife (PE), e o Terço começa a ter seu grande desenvolvimento, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do carisma do seu Movimento.

Vários anos se passaram para que ele ganhasse raízes e se organizasse devidamente. Em maio de 1998, o Terço passa a ser rezado semanalmente. É com este ritmo que ele vai explodir para novos horizontes. A definição do nome, Terço dos Homens ‘Mãe Rainha’ veio em março de 2007.

Milhares de pessoas durante peregrinação nacional em Aparecida (Santuário Nacional de Aparecida / Divulgação)

Esta iniciativa conquistou multidões, irradiando suas graças de uma maneira inédita, enchendo, de homens, as suas igrejas e capelas, atingindo um numero incontável de membros, que semanalmente se juntam para rezar terço e aprender a viver os mistérios do Rosário na vida de todos os dias.

*Com informações do site Terço dos Homens Mãe Rainha – Pe. Miguel Lencastre.