Conheça a Pastoral da Saúde e o trabalho que realiza na Diocese

03/04/2023

O site da Diocese dá início as matérias de apresentação das Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades da Diocese de Presidente Prudente. No texto de hoje será apresentada a Pastoral da Saúde, que existe há décadas na região.

“O objetivo dela é ir ao encontro das pessoas enfermas, levando um atendimento espiritual, solidário e o conforto em saber que não estão sozinhos nessa situação de vulnerabilidade’, afirma Helena Correa Cassiano, 72, coordenadora há 11 anos.

A Pastoral da Saúde tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Ela possui três dimensões: solidária, comunitária e sociotransformadora.

Atualmente, em nível diocesano, a pastoral é estruturada da seguinte forma: Coordenador; Vice coordenador; Secretária; Vice Secretaria; Tesoureira; Vice Tesoureira e Diretor Eclesiástico.

Dom Benedito, bispo diocesano, Helena Cassiano, coordenadora, e padre Marcos Paulo, atual diretor eclesiástico (Pastoral da Saúde / Cedida)

Para participar desse trabalho, os agentes passam por uma formação específica com a coordenação diocesana. Também é feito um acompanhamento com eles durante o ano, além de reunião mensal de espiritualidade e formação, e Congresso Anual com palestras pertinentes ao trabalho da Pastoral.

Padre Marcos Paulo Cestare de Souza, atual diretor eclesiástico, explica que essa pastoral ocorre em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

“Na Diocese de Presidente Prudente, as formações são sempre diocesana e acontecem uma vez ao ano. As reuniões com a coordenação das paróquias são mensais, embora nossa diocese tenha uma extensão territorial que não permita a participação de todas as paroquias em todos os meses. Sempre no início do ano acontece a reunião executiva/formativa. Todas as coordenações paroquiais são convocadas a participarem deste ato”, afirma o padre.

Santa Missa de encerramentos dos trabalhos em 2019 (Pastoral da Saúde / Cedida)

De acordo com o sacerdote, as visitas hospitalares e nas casas de acolhida aos idosos são respeitadas seguindo as regras da Pastoral da Saúde Nacional e as regras da instituição. “Deve sempre haver uma interação entre quem acolhe e nós agentes da Pastoral da Saúde”, destaca o presbítero.

Agentes passam por formações e momentos de espiritualidade (Pastoral da Saúde / Cedida)

Em termos de cobertura, os trabalhos vem sendo desenvolvidos em 98% das paróquias do Oeste Paulista e contam com cerca de 1500 agentes voluntários. “Cada Igreja visita seus paroquianos enfermos e idosos. Para o atendimento nos hospitais, é formada equipes com agentes vindos da maioria das paróquias”, explica Helena.

Ao todo, pastoral conta com mais de 1500 voluntários na Diocese (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

Em 9 de Maio de 1986, a Pastoral da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa, organizada por tempo indeterminado e com sede itinerante (acompanha o coordenador nacional), sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e Regimento Interno próprios.