Colaboradores, padres e bispo se reúnem para dialogar sobre a gestão da Cúria Diocesana

Setor de Comunicação

20/02/2024

Na manhã deste dia 19 de fevereiro, segunda-feira, funcionários e padres responsáveis pelos organismos da Cúria Diocesana, além de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, estiveram reunidos, pela primeira vez, para um encontro de reflexão e articulação dos trabalhos. O evento foi no auditório da Cúria, em Presidente Prudente (SP). Logo após, houve um momento de confraternização.

Participaram sete funcionários que trabalham diretamente ligados à secretaria administrativa, chancelaria, câmara eclesiástica, comunicação, financeiro, arquivo, limpeza e zeladoria. Além deles, marcaram presença os padres: Carlos Eduardo Biral (chanceler do bispado e juiz auditor da câmara eclesiástica), Edcarlos Amorim Moreira (representante dos presbíteros), Éverton Aparecido da Silva (coordenador diocesano de pastoral), Tiago da Silva Carvalho (vigário geral) e Jerônimo Gasques (ecônomo).

O encontro teve início com um momento de oração com o bispo. Na sequência, o padre Éverton trouxe uma reflexão sobre o que o Papa Francisco tem a ensinar na questão da estrutura da Igreja.

Reunião ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Evandro Marques / Comunicação)

Em seguida, o padre Tiago destacou uma passagem bíblica e falou sobre a diferença entre a Cúria Romana e a Diocesana. Além disso, trouxe a preocupação do Papa em fazer da Cúria o coração da Igreja. Também enfatizou os perigos da humanização das atividades, deixando de lado a intimidade com Cristo.

Por sua vez, o padre Carlos Eduardo ficou com a responsabilidade de discorrer sobre a missão da Cúria, onde destacou que o trabalho é mais que uma profissão, mas sim uma missão. “A Cúria Diocesana compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao bispo diocesano no governo de toda a Diocese, principalmente, na ação pastoral, no ramo administrativo e no poder judiciário.”

Já o padre Edcarlos, buscou ouvir os presentes e trazer considerações no âmbito sacerdotal. Outra contribuição veio do padre Jerônimo, que falou sobre o seu papel como ecônomo e da necessidade no zelo administrativo, na tentativa de reconstruir a Diocese e promover a comunhão.

Por fim, o bispo fez uma avaliação positiva da realidade da instituição. Os funcionários também tiveram a oportunidade de explanar os problemas que cercam a realidade. No encerramento, foram feitas considerações e questionamentos de como a Cúria poderá seguir no intuito de melhorar o trabalho pastoral.