Catequese e vocação: relação indissociável

02/05/2023

A Catequese tem como finalidade “aprofundar e amadurecer a fé, educando o convertido para que se incorpore à comunidade cristã”. Nesse processo de educação na fé e de incorporação à comunidade, faz-se necessário abordar, de modo qualificado, a dimensão vocacional. Ao possibilitar o amadurecimento da fé, a Catequese contribui para que a pessoa possa escutar e discernir o chamado que recebe do Senhor. Além disso, é preciso explicitar que o pertencimento à comunidade cristã passa, necessariamente, por uma resposta vocacional.

É o Senhor que, amando a pessoa humana, a chama a viver em comunidade, colocando seus dons a serviço dela e do bem-comum. Assim sendo, fica evidente que a dimensão vocacional não é meramente um conteúdo catequético, mas parte fundamental desse processo. Como afirmam os Bispos do Brasil, “a finalidade da catequese é aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho: levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo (Catecismo 426-429), e à participação em sua missão”. A vivência do mistério de Deus leva à uma resposta vocacional, que será necessariamente missionária.

O Diretório Nacional de Catequese ainda afirma que, “em nossa existência, procuramos o sentido da vida. O que significa ser pessoa humana, viver muitos ou poucos anos? O que estamos fazendo aqui? De onde viemos? Para onde vamos? Essas e outras perguntas existenciais são um ponto de partida e de contínua referência na Catequese. Da capacidade de levar em conta essas perguntas, depende a relevância da Catequese para as pessoas às quais se destina”. Estes mesmos questionamentos, considerados ponto de partida e de contínua referência para a Catequese, também são questionamentos para abordar a dimensão vocacional com todas as pessoas. Considerando que todo o percurso catequético é necessariamente um percurso vocacional, o SAV/PV é chamado a ajudar no discernimento vocacional das pessoas do modo mais condizente com suas potencialidades, aspirações, como escolha existencial, colocada sob o olhar de Deus. Em articulação profunda com o SAV/PV, os processos catequéticos devem possibilitar “orientação vocacional, em sentido amplo, que apresente possibilidades de engajamento na construção do Reino, dentro e fora da Igreja, e a responsabilidade missionária no mundo”. Toda a Igreja é convidada a estimular e apoiar a vocação catequética, ajudando os catequistas a realizarem esse ministério com amor e fidelidade.

*escrito por padre Armando Nochetti, assessor da Pastoral Vocacional (SAV) em nível diocesano e nacional.