Caminhando com Maria organiza programação especial com percurso de 11km

25/04/2023

O maior evento mariano do Oeste Paulista chegou em sua 20ª edição neste ano de 2023. Há duas décadas, fiéis se reúnem para pedirem a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e caminharem ao lado da Mãe de Jesus pelas ruas de Presidente Prudente (SP). Como parte da programação especial, serão realizadas duas missas e um percurso de 11km de caminhada, acompanhado de louvor e muita oração.

Mudanças

Durante nove edições, devotos marianos saiam da Catedral e caminhavam em direção à Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado (SP). Local foi escolhido pelos idealizadores e coordenadores do Caminhando com Maria, José Reginaldo Ramos e sua esposa Claudinéia Rodrigues Ramos, como forma de agradecimento as graças recebidas pela intercessão de Maria.

Até a 9ª edição, devotos faziam caminhada em direção à zona rural de Álvares Machado (Equipe Caminhando com Maria / Arquivo 2009)

Ao longo das edições seguintes, a caminhada já foi realizada até o Parque do Povo, IBC, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, todos os locais em Presidente Prudente (SP), sempre reunindo milhares de devotos.

Caminhando com Maria é o maior evento mariano do Oeste Paulista (Pascom Diocesana / Arquivo)

Neste ano, para celebrar a edição de número 20, o trajeto volta a ser realizado como no início do evento. “Estamos todos muito animados com a reedição do antigo Caminhando com Maria, quando voltaremos aonde tudo começou. Nossa expectativa é a melhor possível!”, destaca José Reginaldo.

A equipe é formada por 24 pessoas, com a assessoria de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e a animação do padre Edcarlos Amorim Moreira. O evento é aberto a todos e a orientação é que as pessoas levem água, passem protetor solar e utilizem um sapato adequado para caminhada.

“Celebrar 20 anos desse evento é celebrar a vida, é celebrar milagres, é acreditar que ajudamos muitas pessoas ao trazer a Imagem Peregrina pra perto, é acreditar que conseguimos despertar a crença na Mãe de Jesus e isso nos dá mais força ainda pra não parar jamais”, diz o coordenador.

Evento mariano faz parte do Calendário Diocesano (Pascom Diocesana / Arquivo)

Programação

No próximo sábado, 29 de abril, às 19h, haverá a Missa de Acolhida da Imagem Peregrina na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP). A Imagem vem diretamente do Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), e já está com o bispo diocesano.

Bispo Diocesano já está com a Imagem Peregrina em Aparecida (Dom Benedito / Cedida)

Já no dia 1º de maio (segunda-feira), feriado nacional, a programação tem início com a tradicional caminhada, às 6h, em frente à Catedral. O percurso será de 11km até a Chácara das Palmeiras, em Álvares Machado (SP), e haverá café da manhã para devotos. A organização do evento pede aos fiéis a doação de 1kg de alimento como gesto solidário.

“Esperamos fomentar ainda mais a fé em Nossa Senhora Aparecida. No trajeto, iremos orar muito, cantar, agradecer ainda mais, pela cura de muitas pessoas, em especial pelo meu milagre na pandemia [cura da covid-19 após intubação]. O poder da oração cura!”, afirma José Reginaldo.

Os devotos percorrerão a Avenida Coronel José Soares Marcondes, Avenida Manoel Goulart, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Ana Jacinta, Avenida João Gomes, Rua Jesuel Pereira da Silva e Rodovia Júlio Budisk.

Na sequência, haverá uma Santa Missa, presidida por Dom Benedito, em um espaço montado na Chácara. A celebração está prevista para iniciar às 9h30. Ao final, haverá ônibus para retorno à Catedral.