Bispo diocesano realiza Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor na Catedral

10/04/2020

Na tarde deste dia 10 de março, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, celebrou a Solene Ação Litúrgica da Sexta-feira da Paixão na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP). Concelebraram com ele o padre Ivair Gentil Zancheta e o monsenhor José Antonio de Lima.

Homilia

Durante a reflexão da Palavra, o bispo destacou a importância da celebração desta sexta. “Lembremos que foi numa sexta-feira como hoje que Cristo derramou seu sangue, deu a sua vida para a nossa salvação. Estamos atualizando esse mistério. Queira Deus que possamos abraçar Cristo na cruz para que a vida plena esteja presenta em nossos corações. ”

Dom Benedito também enfatizou que a vida é o maior dom que as pessoas têm. No caso de Jesus, a sua vida foi dado por cada um de nós. “Jesus sendo condenado a morte, abraçou a cruz e seguiu para o Calvário. Lá se entregou por todos nós. Se no Antigo Testamento o sangue do cordeiro tinha o poder de perdoar os pecados, muito mais agora, o filho de Deus derrama o sangue por nós”.

(Facebook Catedral São Sebastião / Reprodução)

“Neste momento peçamos a Deus que conceda um coração fervoro, a exemplo da Virgem Maria, dos apóstolos, sejamos todos fiéis a nossa vocação. Uma vez batizados nos tornamos filhos de Deus e, uma vez filhos, somos predestinados a glória celeste”, afirma o bispo.

Também recorda Dom Benedito que se faz necessário clamarmos pela misericórdia de Deus pois sem a graça divina, nada somos. O bispo também pede para que os pais possam instruir os filhos em casa e que todos os fiéis tenham vida de oração. “Que a palavra de Deus seja acolhida em nossos corações e o santifica-o. Assim, unidos a Jesus na cruz, possamos morrer para o mundo e ressuscitar para Deus”.

Por fim, foi destacado a questão do isolamento social e reflexão desse ocorrido para a igreja:

“Uma semana atípica, de isolamento e distanciamento social. Se Deus permitiu que esse distanciamento acontecesse conosco exatamente nessa Semana Santa, é para que nós possamos repensar a nossa caminhada celeste. Se um pequeno vírus causa tão mal as comunidades, o que somos nos sem a graça divina?”, questiona o bispo.

A homilia completa pode ser vista na transmissão ao vivo que foi realizada no Facebook. Clique aqui e veja.

Beijo da cruz

Durante a celebração, o bispo diocesano explicou que o rito do beijo na cruz foi transferido para duas possíveis data: 14 de setembro (Dia da Exaltação da Cruz) ou 15 de setembro (Dia de Nossa Senhora das Dores).

Procissão

Não haverá a tradicional procissão de sepultamento de Jesus devido ao cenário atual de distanciamento social. Assim, Dom Benedito convidou os fiéis a rezarem o terço.

Comunhão

No Domingo da Páscoa, o bispo diocesano autorizou as paróquias de liberarem os fiéis [que tenham feito a Primeira Comunhão e estejam em estado de graça] a comungarem nas igrejas seguindo as medidas das autoridades de saúde.