Artigo: Resposta ao amor de Deus

Pastoral da Comunicação

06/02/2023

Para podermos responder ao amor de Deus, teremos que partir da máxima cristã que é: amar a Deus e amar ao próximo, como a ti mesmo. Assim experimentando em nosso coração todo o amor de Deus por nós, daremos uma resposta fiel ao seu amor, pelo nosso testemunho de vida.

Na carta de São João, nos diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (I Jo 4,8). Deus é amor! O amor é a essência da natureza de Deus. Por essa razão, São João insistia em dizer que, quem não ama não conhece a Deus; não tem a experiência de Deus em sua vida. A essência de Deus é o amor incondicional que Ele tem por cada um de nós. Assim, nós entendemos que conhecer e fazer a experiência desse amor nos faz crescer enquanto cristão e ser humano.

Os apóstolos, por meio da pregação e da partilha das experiências desse amor que fizeram com Cristo, foram incisivos ao nos lembrarem de que Deus nos amou primeiro e por isso Ele nos enviou o seu Filho Amado para nos salvar de todos os pecados. Deus manifestou o seu amor para conosco, o próprio Jesus nos revelou a imensidão do amor de Deus por nós. De fato, Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu Filho único, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna e seja salvo por este amor incondicional.

São Paulo sentiu e viveu este amor de Deus, através do encontro com Cristo. Ele disse na carta aos gálatas: “Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim; a minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gl 2,20). A transformação que o amor de Deus fez na vida de São Paulo foi radical a tal ponto de São Paulo defender o evangelho, tornando-se um prisioneiro desse amor por meio de sua missão evangelizadora. São Paulo nos recorda que Deus entregou o Seu Unigênito à morte de cruz por nós, ninguém mais pode duvidar do Seu amor. Deus não poderia fazer nada além do que fez para provar o Seu amor para com a humanidade. Deus nos deu a vida por amor, em Cristo Jesus, nos predestinou para sermos adotados como seus filhos amados.

Somos a manifestação do amor de Deus; ao sermos criados a sua imagem e semelhança. Só não vê e não sente o amor de Deus quem não quer, quem tem os olhos cegos pelo orgulho que o impede de ver e de proclamar a glória de Deus. O pecado tira a beleza da graça de Deus em nós, mais Jesus Cristo seu Filho amado nos resgatou por amor para que pudéssemos recuperar a imagem e semelhança com Deus.

Sendo assim nossa resposta ao amor incomensurável de Deus por nós só pode ser uma: amor a Ele sobre todas as coisas e pessoas, e amor ao irmão como a nós mesmos, como nos lembra o evangelista Marcos. Portanto não há palavras, para descrever o amor de Deus, por nós, temos que fazer a experiência. Isso gera em nós uma comunhão com Deus para podermos corresponder ao seu amor através do próximo. 

Essa é a resposta de amor que Deus espera de nós, pois “Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” (I Jo 4,16). “Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4,20b). Amemos a Deus, porque Deus nos amou primeiro, ao próximo como a nós mesmos, para que possamos viver em comunhão com Deus e manifestar este amor em forma de alegria diante das pessoas, que ainda não conseguiram corresponder ao amor de Deus.

*escrito por padre Armando Nochetti, assessor da Pastoral Vocacional (SAV) em nível diocesano e nacional.

Deixe seu comentário!

Onda Viva