Nos últimos anos, equipamentos mais modernos foi o foco de paróquias da região (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Veja quais paróquias transmitem missa ao vivo na Diocese

Somente no último final de semana, mais de 12 mil pessoas acompanharam as transmissões

Evandro Marques / Pascom Diocesana

13/10/2019

Com o avanço da tecnologia, igrejas da Diocese se modernizam para atender a nova realidade do mundo virtual: as lives. Hoje em dia, todos podem, a qualquer momento, iniciar uma transmissão ao vivo pela internet. Pensando nisso, paróquias da região buscam se inserir nesse ambiente virtual desde muitos anos atrás.

Na Diocese, sete paróquias transmitem semanalmente as missas em páginas do Facebook. Você confere a programação completa no final dessa matéria.

Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente pensa em modernizar ainda mais o sistema (João Lucas / Pascom Diocesana)

História

Segundo um dos pioneiros do sistema de transmissão das missas na web na Diocese, Ricardo André Antunes Ceres, 39, gestor de Tecnologia da Informação, a ideia surgiu por volta de 2002, quando conheceu o sistema que o monsenhor José Antônio de Lima havia instalado em Santo Anastácio (SP). Na época, a transmissão era feita por TV a cabo. 

Assim, alguns anos depois, no final de 2008 e início de 2009, Ricardo Ceres deu início na Paróquia São José de Presidente Prudente (SP) um sistema feito usando notebook, placa de rede de captura e uma câmera de segurança. 

O gestor de T.I. conta que inicialmente enfrentou dificuldade quanto a internet dentro da igreja, pois não havia cabeamento. O problema foi resolvido com a instalação de uma pequena antena. Na época, o vídeo era transmitido para o site em 240 pixels e foi ainda contratado um provedor de streaming em Brasília (DF).

Em 2012, a paróquia resolveu modernizar e adquiriu mesa de cortes e câmeras robóticas importadas dos Estados Unidos. O sistema começou a operar em 2013 até junho de 2019, quando fizeram o upgrade para um sistema de vídeo de melhor qualidade, conhecido como Full HD. 

Em 2014, começaram a transmitir diretamente ao Facebook e ao Youtube, quando a função foi lançada na plataforma. 

Ricardo Ceres, da Paróquia São José, que conta com mesa de cortes e câmera robóticas (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)  

“A ideia sempre foi a evangelização. Levar a Palavra de Deus quebrando barreiras de distância. Quando aparece uma ferramenta nova, vou lá, estudo ela e tento trazer para a Igreja”, afirma Ricardo Ceres.  

Novo sistema

Outra igreja que vem inovando nas transmissões é a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, da Vila Maristela, em Presidente Prudente (SP). No início a paróquia transmitia utilizando um equipamento celular e um pau de selfie. Neste ano foi adquirido um dos sistemas mais modernos desse segmento. 

“O celular não tem a mesma qualidade profissional que a gente tem hoje”, afirma Rafael Chaves (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Rafael Chaves, 33, técnico de áudio da paróquia conta que os benefícios da nova aquisição. “O equipamento é mais compacto, mais fácil de instalar e mexer. Ele foi adquirido para melhorar a qualidade das transmissões, pois usando o celular não tem a mesma qualidade profissional que a gente tem hoje”. 

O sistema instalado na paróquia conta com três câmeras que giram 360º e transmitem em HD, tem a possibilidade de fazer cortes em tempo real, gerenciar áudio pelo dispositivo e tem ainda uma quarta entrada para de notebook que serve para geração de caracteres. 

O sistema instalado na paróquia conta com três câmeras que giram 360º (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“O custo do equipamento é elevado, porém a qualidade das transmissões mudou muito, não só no vídeo, mas a forma que a gente consegue captar a imagem e passar a mensagem é infinitamente melhor do que na época que usávamos o celular com o tripé”, afirma Rafael Chaves. 

“Vimos a necessidade de um estreitamento ainda maior com relação às pessoas que estão impossibilitadas de estar em nossas celebrações, grupos de oração, acampamentos. Adquirimos esse novo sistema para que pudéssemos levar com qualidade de imagem e som aos lares e as pessoas que não podem estar fisicamente conosco”, explica Rodrigo Gomes de Moreno, padre na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. 

Segundo o sacerdote, uma equipe de voluntários está passando por treinamento para poder atuar nas transmissões.  

Sistema tradicional 

O mais convencional que acontece nas paróquias é a transmissão por celular. A Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente (SP) produz as lives por meio do smartphone há dois anos. “O objetivo das transmissões é alcançar mais pessoas, divulgar a comunidade, as pastorais, o santo”, ressalta Tatiane Rigolin de Souza, 32, coordenadora da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia. 

De acordo com a coordenadora, o padre avalia de forma positiva o trabalho da Pascom e já pesquisou por um novo equipamento de transmissão, que possivelmente será adquirido após as reformas da paróquia. 

Há dois anos, paróquia transmite missa por celular (João Lucas / Pascom Diocesana)

Transmissões de missa 

Abaixo você confere as paróquias de nossa Diocese que possuem um sistema de transmissões semanal de Missas no Facebook. 

(Arte / Pascom Diocesana)

Acesse as páginas das paróquias no Facebook clicando nos links abaixo:

Paróquia São Judas Tadeu (Presidente Prudente)

Paróquia São José (Presidente Prudente)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente)

Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Presidente Prudente)

Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Presidente Prudente)

Paróquia Sagrada Família (Presidente Epitácio)

Paróquia São Pedro (Presidente Epitácio)

Caso a sua paróquia tenha transmissão semanal das missas, nos envie a programação e o link pelo e-mail: imprensadiocesepp@gmail.com

Comentários

  • Pastoral da Comunicação postado em 21/10/2019 ás 09:53

    Obrigado por seu comentário Ana, Deus abençoe.

  • Pastoral da Comunicação postado em 21/10/2019 ás 09:53

    Obrigado por seu comentário Gilmar, Deus abençoe.

  • Ana Claudia de Oliveira Vechiato - Gleba XV de Novembro postado em 18/10/2019 ás 23:31

    Boa noite pertenço a Matriz São Jose de Euclides da Cunha Paulista, como ficamos perto da cidade de Rosana cmessei a seguir a Paroquia de Rosana Nossa Senhora Dos Navegantes e eles tambem fazem transmissão ao vivos das missas via laive e tambem tem um programa na Radio da cidade no qual fazem o programa e ainda fazem uma laive do programa ! Des de já agradeço o carinho e atenção

  • GILMAR Gomes Da Silva - Álvares Machado SP postado em 18/10/2019 ás 22:52

    A tvfotobruna transmite todos os domingos de manha...a Santa Missa direto da Paroquia São José em Álvares Machado (18)981405943 para maiores informações com o Gilmar

Deixe seu comentário!

Onda Viva