Seis paróquias da Diocese, representadas por cores, participaram do evento (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

V Gincana Vocacional Diocesana reúne mais de 500 jovens em Prudente

Encontro foi marcado com muitas atividades de lazer, cultural, além de louvor e espiritualidade

Evandro Marques / Pascom Diocesana

26/08/2019

Nesse domingo (25), a Gincana Vocacional 2019 reuniu mais de 500 jovens de seis paróquias da diocese. O evento aconteceu na quadra coberta do Colégio Cristo Rei, em Presidente Prudente (SP).

“O objetivo [da gincana] é fazer uma interação entre os jovens através de brincadeiras lúdicas, do dinamismo e do espírito”, afirma o assessor eclesiástico do Serviço de Atendimento Vocacional (SAV) e da Pastoral Vocacional, padre Armando Nochetti de Souza.

Durante o evento, os participantes puderam vivenciar momentos de animação, adoração, apresentações culturais e musicais, jogos e atividades, além da Santa Missa presidida pelo bispo Benedito Gonçalves dos Santos.

Além de atividades de lazer e cultura, os jovens tiveram momentos de adoração ao Santíssimo
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Os seminaristas Pedro Parron e José Bruno Marrafão conduziram os momentos, animado pelo grupo Verso Santo.

“Eventos como esse revelam o papel da juventude, que o jovem não está esquecido, ele tem papel na Igreja, podem fazer a diferença e serem exemplos em nossa sociedade”, destaca o seminarista José Bruno, 22, 1º ano de Filosofia. 

Seminaristas Maiores conduziram o evento que aconteceu na quadra do Colégio Cristo Rei (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Além das atividades desse domingo, as paróquias tiveram outras demandas para cumprirem, como a arrecadação de latinhas, anéis de alumínio e uma ação social. A iniciativa social de cada grupo foi divulgada em vídeo na página do Facebook da Gincana Vocacional

Durante o evento, o frei Herivelto Santos Vera, 30, da Ordem do Carmo de Curitiba (PR), fez um testemunho sobre vocação motivando os presentes. “A vocação não é nossa, ela pertence a Deus. Levar a palavra de Deus cabe a todos nós”. Outras pessoas, como a irmã beneditina Dijanira Morais Garcia, também fizeram declarações sobre a vocação. 

Estiveram presentes na gincana os padres Alex João de Santana (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Presidente Prudente), David Aparecido Bezerra (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos – Presidente Prudente), Givaldo Luciano Rodrigues (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tarabai), José Altino Brambilla (Paróquia Santa Rita de Cássia – Presidente Prudente), Sanderson Vergara (Paróquia Menino Jesus de Praga – Presidente Prudente) e Tiago da Silva Carvalho (Paróquia São Judas Tadeu – Presidente Prudente), além das irmãs beneditinas e os freis da ordem carmelita de Curitiba (PR). 

Prêmio

Ao final do evento, as três paróquias que fizeram mais pontos levaram para casa um troféu e o primeiro lugar também ficou responsável por acolher a Cruz Peregrina. Neste ano, pela primeira vez, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai (SP) venceu o evento. Representados pela cor Marrom, o grupo contou com cerca de 55 pessoas. 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai conquistou o prêmio pela primeira vez (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Para Ayron Gomes dos Santos, 21, responsável pelo grupo, a equipe deste ano estava maior em comparação com os outros anos e as preparações com antecedência contribuíram com a vitória. “A gincana foi para mostrar que a juventude tem que seguir um caminho: Jesus Cristo. Não adianta a gente procurar outra coisa se nosso verdadeiro amor é Ele.”

O jovem ressaltou a unidade como ponto fundamental do evento. “Este foi um ano em que as paróquias foram mais unidas, teve uma afetividade, uma rivalidade sadia. Estava todo mundo amando todo mundo.” 

Antes do encerramento da gincana, o apresentador José Bruno fez um breve discurso motivando os presentes sobre o verdadeiro sentido do evento. 

“O mais importante não é simplesmente levarmos o troféu para nossa paróquia, mas sim aquilo que nós fizemos aqui, o caminho que nós fizemos para sermos vitoriosos”, explica o seminarista José Bruno. 

A Gincana Vocacional teve início em 2015, no Ginásio de Esportes de Regente Feijó (SP). Na ocasião, a vencedora foi a Paróquia Santa Luzia de Anhumas, por duas vezes consecutivas. Nos dois anos seguintes, a Paróquia Sagrada Família venceu o evento. 

Organização

A preparação do evento teve início em março deste ano com a presença da coordenação, dos seminaristas e do assessor eclesiástico da pastoral. “Lançamos o edital na página do Facebook e marcamos as reuniões para estabelecer todas as regras”, afirma Rafael Sotocorno. 

Cada paróquia participante recebeu um caderno de atividades onde estavam estabelecidos todos os prazos, regras, orientações e atividades a serem cumpridas antes e durante a gincana.  

Curiosidade

A paróquia que levou o título de campeã contou com a presença ativa do padre Givaldo Luciano Rodrigues, atual sacerdote em Tarabai (SP). Ele participou dos momentos animando o grupo. “Padre é o primeiro incentivador de uma paróquia. Se o padre está junto, o jovem sente maior segurança. Se eu sou quem os motiva a participar, também devo estar, fazer-se um deles”, afirma o sacerdote. 

Parafraseando Santo Agostinho, o padre disse ainda sobre os jovens: “para vocês eu sou padre. Com vocês, eu sou cristão”.  

Durante apresentação do grito de paz, Padre Luciano conduziu a apresentação de sua Paróquia
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Equipes

Amarelo – Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Presidente Prudente) 
Azul escuro – Paróquia Santa Rita de Cássia (Presidente Prudente)
Marrom – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tarabai) 
Rosa – Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Regente Feijó)
Roxo – Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Presidente Prudente)
Verde – Paróquia Santa Luzia (Anhumas)
Vermelho – Paróquia São Pedro (Presidente Epitácio) 



Comentários

  • Pastoral da Comunicação postado em 04/09/2019 ás 21:39

    Muito obrigado pelo comentário, Lindinalva! Continue nos acompanhando. Deus te abençoe!

  • Lindinalva - Tarabai/SP postado em 30/08/2019 ás 10:55

    Muito bom essa iniciativa Nossos jovens precisam,aliás nós precisamos está cada vez mais perto de Deus e sentir o quanto unidos somos mais fortes e o mais importante não é ser campeão,como foi muito bem colocado,e sim o aprendizado,o estar mais próximo de DEUS.Parabéns,muitas bênçãos

Deixe seu comentário!

Onda Viva